Diocese oferece treinamento aos Secretários e Secretárias Paroquiais

As exigências dos novos tempos igualmente apontam para a necessidade de atualização profissional constante. No ambiente paroquial não é diferente: além do cuidado com a humanização dos processos, a Diocese de São José do Rio Preto também lança sua atenção para o aperfeiçoamento dos colaboradores em relação ao instrumental disponível.

Na manhã de terça-feira, 6 de setembro, na Paróquia Menino Jesus de Praga, colaborador da Theòs Sistemas Eclesiais dirigiu um painel acerca das evoluções disponíveis no programa que, já há alguns anos, é usado nos ambientes paroquiais para a gestão de informações acerca dos sacramentos e do trânsito dos recursos financeiros. O coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, incentivou a realização da presente etapa presencial de treinamento (considerando que, em ambiente online, já existem muitas palestras gravadas e disponíveis para estudo).

Um dos aspectos abordados alcançou a modalidade de pagamentos ou da oferta de doações via PIX. Também se falou sobre a Lei Geral de Proteção de Dados e da possibilidade futura de se cadastrar os irmãos empobrecidos assistidos pelas Comunidades (evitando a duplicidade de atendimento).

O avanço tecnológico e a integração do sistema é, de fato, uma realidade: até operações com cartão de crédito, em “maquininha” previamente destacada para tal finalidade, favorecerá a emissão de balancetes, por exemplo, e um controle financeiro ainda mais transparente.

Incentivo

O bispo diocesano de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, que acompanhou a formação, se mostrou encantado com as possibilidades e encorajou os secretários e secretárias paroquiais a fazerem uso do instrumental disponível. “Temos uma riqueza muito grande nas mãos”, concluiu o religioso.

Os colaboradores das Paróquias passaram a constituir um grupo animado pelo padre Vanderlei Moncegatti. O encontro, no contexto da formação e humanização dos processos, já foi o segundo realizado em 2022. Na presente oportunidade, ficou acertado que o almoço servido na sequência seria uma oportunidade para a confraternização. “Estamos preparando a programação para o próximo ano e teremos outros momentos para celebrar a nossa caminhada”, concluiu o presbítero.

 

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.