Aconteceu em São Paulo, entre os dias 7 e 9 de outubro, o 39º Encontro Rogate de Animação Vocacional. “Vocação: graça e missão” e “Corações ardentes, pés a caminho (Lc 24, 13 – 35) foram o tema e o lema que, respectivamente, nortearam a programação que contou com o padre Geraldo Tadeu Furtado, rcj, como assessor.
Cerca de 35 pessoas participaram da iniciativa. O casal Rogério e Giovana representou a Diocese de São José do Rio Preto. Igualmente representadas estavam as Dioceses de Taquaritinga, Jaboticabal, Bauru, Curitiba/PR, Criciúma/SC. A Arquidiocese de São Paulo e a Congregação Servas da Santíssima Trindade, do Rio de Janeiro, também enviaram representantes.
O texto base do Ano Vocacional, a ser celebrado entre 2022 e 2023, a Encíclica Fratelli Tutti, Documentos do Concílio Vaticano II e da Conferência de Aparecida estiveram em destaque.
Programação
Em abril deste ano, por unanimidade, a 58ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aprovou a realização do terceiro Ano Vocacional da Igreja no Brasil em 2023, que deverá ser celebrado de 20 de novembro de 2022 a 26 de novembro de 2023. A iniciativa comemora os 40 anos do primeiro ano temático dedicado à reflexão, oração e promoção das vocações no país. A proposta foi apresentada pela Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada da CNBB.
À época, o bispo de Tubarão (SC) e presidente da Comissão para os Ministérios Ordenados, dom João Francisco Salm, disse que o Ano Vocacional de 2023 dará continuidade a um processo iniciado em 1983, quando foi celebrado o primeiro ano vocacional do Brasil. Naquela oportunidade, a iniciativa “favoreceu e ampliou o reconhecimento de que toda a comunidade cristã é responsável pela animação, cultivo e formações das vocações”. O bispo também elencou vários frutos que surgiram como a dinamização dos Serviços de Animação Vocacional e da Pastoral Vocacional e a produção de subsídios. O Tema e lema do Ano Vocacional são os mesmos usados para celebrar a 39º edição do Rogate. (Fonte: cnbb.org.br)
TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto
Colaboração
Rogério e Giovana
Seminarista Caio Murilo Pirani