Diocese realiza encontro de Animação Missionária

No dia 5 de março de 2023 aconteceu, na Paróquia São Vicente de Paulo, na cidade de São José do Rio Preto, o Encontro de Animação Missionária organizado pelo Conselho Missionário Diocesano – COMIDI. O evento contou a com a participação de aproximadamente 120 pessoas entre Padres, Diáconos, fiéis leigos e os seminaristas das etapas do Discipulado, Configuração e Síntese Pastoral-Vocacional, além do Bispo Diocesano, Dom Antonio Emidio Vilar, SDB.

A motivação missionária do encontro foi conduzida pelo Padre Marcelo Delalibera, do clero da Diocese de Catanduva, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, em Irapuã, e Coordenador do Conselho Missionário Regional Sul 1 da CNBB – COMIRE Sul 1, que abrange todo o estado de São Paulo. Em sua abordagem, Padre Marcelo ressaltou a necessidade de vivermos uma realidade de “Igreja em saída”, de ir ao encontro daqueles que ainda não estão sendo alcançados pelo trabalho pastoral em nossas paróquias com a certeza de assim estarmos seguindo mandato missionário de Jesus: “Ide e fazei discípulos todas as nações” (Mt 28, 19).

Além disso, Padre Marcelo mostrou um pouco da estrutura de articulação das Conselhos Missionários na Igreja no Brasil, começando pelo Conselho Missionário Nacional – COMINA, passando aos Conselhos Missionários Regionais – COMIRE’s, chegando aos Conselhos Missionários Diocesanos – COMIDI’s até o nível paroquial com os Conselhos Missionários Paroquiais – COMIPA’s. A implantação dos COMIPA’s, inclusive, é um ponto fundamental dentro do Pilar da Missão no 8º Plano de Pastoral Diocesana.

Nesse evento também, a pedido do Padre Pedro Silva e da Irmã Hozana, Assessor Eclesiástico do COMIDI e Coordenadora do COMIDE da Diocese, respectivamente, foram escolhidos representantes das 8 foranias da Diocese para comporem a equipe do COMIDI. Por fim, com o incentivo de Dom Vilar e a sua bênção, o evento foi concluído com um almoço preparado pelos paroquianos da Paróquia São Vicente de Paulo.

TEXTO
Seminarista Pedro Bueno

FOTOS
Seminarista Pedro Bueno
André Botelho

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.