Dom João Lavrador é o novo bispo de Viana do Castelo

Dom João Lavrador é o novo bispo de Viana do Castelo

21/09/2021 Off Por José - Setor de Comunicação

Rui Saraiva – Portugal

O Papa nomeou na manhã desta terça-feira dia 21 de setembro D. João Lavrador, como novo responsável pela Diocese de Viana do Castelo. O prelado era até agora bispo de Angra do Heroísmo nos Açores.

Ouça e compartilhe

Em declarações à Rádio Renascença na reportagem da jornalista Ângela Roque, D. João Lavrador disse encarar com confiança a nova missão no norte de Portugal:

“Com muita confiança. Confiança em primeiro lugar em Deus, porque se o Senhor chama, certamente lá sabe porque é que nos chama a outro local de missão. Depois também muita confiança no povo de Deus. Eu olho para a diocese de Viana do Castelo com muita estima. Olho para uma Diocese muito nova, tem só umas dezenas de anos, mas olho sobretudo para um povo de Deus que é vivo, que muito alegre, que é muito feliz, que tem muitas tradições, e também tem uma religiosidade muito profunda, e com todos quero estabelecer diálogo. É com todos que eu quero realmente caminhar”.

A diocese do Alto Minho estava sem bispo desde 18 de setembro de 2020, após o falecimento de D. Anacleto Oliveira na sequência de um acidente de viação. D. João Lavrador admite que é uma substituição difícil. E recorda D. Anacleto:

“Ele foi meu professor e acabámos por ser companheiros também, por sermos professores no Instituto Superior de Teologia. Admirei-o sempre muito na sua capacidade, em primeiro lugar como Pastor, uma pessoa de inteligência, de fé e de compromisso. Estava era longe de saber que ia suceder-lhe, sobretudo numa situação tão trágica como foi a sua saída”.

D. João Lavrador, de 65 anos, nasceu a 18 de fevereiro de 1956 em Mira, Diocese de Coimbra, ao serviço da qual foi ordenado padre, em 1981; o Papa Emérito Bento XVI nomeou-o bispo auxiliar do Porto a 7 de maio de 2008 e a 29 de junho do mesmo ano recebeu a ordenação episcopal, em Coimbra.

A 29 de junho de 2015, o Papa Francisco nomeou-o bispo coadjutor de Angra, tendo tomado posse da diocese açoriana a 15 de março de 2016, como sucessor de D. António Sousa Braga. Na Conferência Episcopal Portuguesa é presidente da Comissão Episcopal da Cultura, Bens Culturais e Comunicações Sociais desde 2017.

D. João Lavrador recorda à Rádio Renascença os seus tempos por terras açorianas afirmando que parte com saudade e “muito mais enriquecido” com tudo o que recebeu do povo açoriano:

“Já parto com a saudade, e naturalmente já muito mais enriquecido com tudo aquilo que recebi aqui. E é essa palavra de agradecimento que tenho de dizer, pelo carinho, pelo acolhimento, de terem a paciência para irem caminhando com alguém que no fundo até vinha de fora, nem sequer conhecia muito esta cultura, e pouco a pouco fui colhendo e valorizando, e ao mesmo tempo estimando muito este povo açoriano. Por isso é já com muita saudade, mas também enriquecido, que parto. O que posso dizer é um grande, grande ‘Obrigado’ a todos eles”

Doutorado em Teologia, o novo bispo de Viana do Castelo defendeu tese de licenciatura sobre ‘O Laicado no Magistério dos Bispos Portugueses, a partir do Vaticano II’ e de doutoramento sobre ‘Pensamento Teológico de D. Miguel da Annunciação –Bispo de Coimbra (1741 – 1779) e renovador da Diocese’.

Em Coimbra, D. João Lavrador foi capelão do Carmelo de Santa Teresa de Coimbra, tendo acompanhado a Irmã Lúcia durante os últimos anos da sua vida; foi ainda reitor do Seminário e docente no Instituto Superior de Estudos Teológicos, dirigindo o Instituto Universitário Justiça e Paz.

Em nota enviada à Agência Ecclesia, a Conferência Episcopal Portuguesa saúda esta nomeação para a Diocese de Viana do Castelo, “que ansiava a chegada de um novo Pastor após o falecimento de D. Anacleto Oliveira, e deseja a D. João Lavrador um frutuoso ministério pastoral”.

A 3 de novembro de 1977, o Papa Paulo VI erigiu canonicamente a Diocese de Viana do Castelo, separando-a da Arquidiocese de Braga, pela Constituição Apostólica ‘Ad aptiorem populi Dei’.

A área da diocese, com 2255 km2, coincide com território civil do distrito de Viana do Castelo, contando 291 paróquias e uma população de uma população de mais de 230 mil pessoas.

Material retirado do site: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-09/dom-joao-lavrador-novo-bispo-viana-castelo.html

Compartilhe: