Dom Moacir Silva acolhe a gratidão dos padres da Diocese de São José do Rio Preto

Prevista na programação diocesana, a reunião de padres realizada na manhã de terça-feira, 8 de março, se transformou em um encontro para externar a gratidão de todos pelo trabalho do arcebispo de Ribeirão Preto, dom Moacir Silva. O religioso completará, em 18 de março, seu sétimo mês como administrador apostólico da Diocese de São José do Rio Preto. Já no dia seguinte, dom Vilar assumirá os trabalhos na condição de 6º bispo diocesano dessa Igreja Particular. Aberto com a oração da Hora Média, o encontro realizado na Paróquia São João Batista e Santuário das Almas, também contou com a meditação da Via Sacra.

Comunhão

O vigário geral da Diocese, padre Edvaldo Calazans, destacou o quão frutuosa foi a atuação de dom Moacir no período de sede vacante; recordando que o epíscopo “apontou o norte” para uma caminhada realizada com serenidade, firmeza e segurança. “Não ficamos estagnados. O senhor exercitou a sinodalidade: caminhou conosco como um irmão mais velho”, disse o presbítero. O padre Calazans igualmente agradeceu os arquidiocesanos de Ribeirão Preto que ficaram, em alguns momentos, sem a presença física de seu pastor. “Que a escuta do senhor seja cada vez mais dócil ao Espírito Santo”, concluiu o vigário geral. Coube ao chanceler do Bispado, padre Júlio César Sanches Lázaro, entregar, em nome de todos, um presente a dom Moacir.

Organização

Destacando a realização do 1º Encontro Vocacional em 2022 (no dia 12 de março), a caminhada sinodal que segue em curso e a vivência da Campanha da Fraternidade, o padre Luiz Caputo igualmente agradeceu pela indicação de seu nome para coordenador diocesano de pastoral. “De fato, as ações pastorais só se firmam quando caminhamos juntos”, concluiu o presbítero.

Testemunho

O administrador apostólico, dom Moacir, se mostrou satisfeito ao considerar os feitos de sua atuação. O religioso externou sua abertura de coração, alegria e dedicação diante da missão que lhe foi confiada. “É a força do amor que nos impulsiona”, disse.

O arcebispo de Ribeirão Preto reconheceu não ter levado a pleno termo a proposta de ficar uma semana em cada Bispado, mas garantiu ter se sentido acolhido pelos padres de São José do Rio Preto mesmo diante de sua limitação de agenda.

Falando sobre a chegada do novo bispo, dom Moacir sublinhou o testemunho missionário de dom Vilar (que já foi bispo em São Luiz de Cáceres/MT e, até o momento, segue em São João da Boa Vista/SP). “Ele está muito animado e muito disposto. É um homem que faz tudo para caminhar junto. É um filho de dom Bosco”, concluiu o arcebispo de Ribeirão Preto.

Reconhecimento 
No domingo, 13 de março, o jornalista Paulo Junior, da REDEVIDA de televisão, apresentará o programa Kerigma. A produção destacará os trabalhos realizados por dom Moacir a partir de diversos testemunhos. A exibição acontecerá ao meio dia, com reprise às onze e trinta da noite.

Convite

A posse de dom Vilar acontecerá no sábado, 19 de março, às 9 da manhã, na Catedral de São José. Não haverá restrição de acesso; apenas será observada a capacidade da igreja.

 

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.