Dom Vilar se encontra com padres da Diocese de São José do Rio Preto

O Papa Francisco, ainda no início do seu Pontificado, em março de 2013, destacou que os “pastores devem ter o cheiro das ovelhas”. Dom Antônio Emídio Vilar, SDB, nomeado para a Diocese de São José do Rio Preto no último dia 19, materializou o pensamento do Pontífice e se colocou entre os padres da Igreja Particular que, no Noroeste Paulista, conta com 71 paróquias. O encontro, na manhã de 27 de janeiro, na Comunidade São Francisco, foi o sinal do “conhecer e fazer-se próximo” sublinhado como metas pelo Salesiano de Dom Bosco; uma espécie de “abraço” em tempo em que se fala tanto de distanciamento.

Início do Ministério

Dirigindo o próprio carro, dom Vilar chegou cedo, distribuiu sorrisos e aproveitou a oportunidade para definir detalhes da Missa de Posse em reunião realizada com a comissão organizadora. A Celebração Eucarística, dia 19 de março (aniversário da cidade sede da Diocese e dia de São José), será marcada pela simplicidade. “Estamos completamente à disposição e acatamos aquilo que vocês organizarem”, disse dom Vilar. O arcebispo de Ribeirão Preto e administrador apostólico local, dom Moacir Silva, concordou com a ideia de valorizar essencialmente o que prevê o Rito para essas ocasiões.

Testemunho

Superada a etapa de preparação da Santa Missa que marcará o início do ministério do 6º bispo de São José do Rio Preto, dom Vilar rezou com o seu futuro Presbitério. O padre Anderson Campos entoou Hino e Salmos da Hora Média; que foram seguidos de Oração.

Em partilha franca e humana, o religioso contou ter nascido de sete meses. Sua ma?e, disse, ja? havia perdido 3 crianc?as e ao ve?-lo pediu que Nossa Senhora cuidasse daquele recém nascido. “Ele e? seu!” Dito isso, o pequeno Vilar ficou corado e ela tambe?m se fortaleceu; história contada ao bispo apenas após a sua Ordenação Presbiteral.

Ainda trabalhando na Diocese de São João da Boa Vista, o religioso partilhou seu entendimento sobre as Visitas Pastorais e de como elas favorecem a proximidade incentivada pelo Papa Francisco. “Eu quero conviver com os padres”, disse. Aos seminaristas, dom Vilar também dirigiu uma palavra; reiterando a disponibilidade para “celebrar, conversar e até jogar bola. Eu sou Salesiano: os jovens precisam ser protagonistas”, completou. Na dinâmica pastoral, dom Vilar falou da importância dos padres coordenadores de Região. “Precisamos multiplicar a proximidade com eles também”, sublinhou o religioso.

Prioridade

“Vocês podem fazer a minha agenda. Quero priorizar as conversas pessoais, conhecer e me fazer próximo; distribuir palavras de estímulo”, partilhou dom Vilar antes de responder as perguntas dirigidas pelos padres. “Podem me colocar contra a parede”, incentivou o bispo que também atendeu jornalista que acompanhou o encontro. Ainda na quinta-feira, 27 de janeiro, dom Vilar visitou a sede da Rede VIDA (acompanhe matéria na sequência).

Sinais

Considerando a autenticidade dos jovens, dom Vilar partilhou as vezes em que foi acólito em Celebração presidida pelo Papa, hoje, São João Paulo II. Na época, morando em Roma, o religioso disse ter visto o Santo Padre entrar no presídio, na frente da casa em que morava, para visitar aquele que, semanas antes, o havia atingido com tiros na Praça São Pedro, no Vaticano. “Foi olho no olho que aprendi a valorizar a forma como Deus conduz as coisas. Essas expressões da Igreja (também citando Madre Teresa de Calcutá) que eu acompanhava regularmente”, disse.

Antes do almoço, pacientemente, dom Vilar atendeu os padres, tirou fotos com eles e, mais uma vez, distribuiu sorrisos. “Vamos respeitar a história. Não vamos dar saltos. Depois vocês vão me conhecendo e eu vou conhecendo vocês e o Espírito Santo vai suscitando”, concluiu o bispo que, certamente tomou para si não só o cheiro, mas também os corações de suas novas “ovelhas”.

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.

TEXTO | FOTOS

André Botelho

Jornalista / Secretariado

Diocesano de Pastoral