Domingo da Palavra de Deus: “Nós vos anunciamos o que vimos” (1 Jo 1,3)

No 3º Domingo do Tempo Comum, dia 22 de janeiro, a Igreja é convidada a celebrar o Domingo da Palavra de Deus. A data, instituída pelo Papa Francisco, alcança a sua 4ª edição. Foi em 2019 que o Santo Padre apresentou ao mundo a Carta Apostólica Aperuit illis (disponível na sequência) com a qual sublinhou uma data para “fazer a Igreja reviver o gesto do Ressuscitado que abre, também para nós, o tesouro da sua Palavra, para podermos ser no mundo arautos desta riqueza inexaurível”, escreveu o Pontífice naquela ocasião.

Para esse ano, um subsídio foi preparado. “Ele oferece iniciativas para favorecer um encontro profundo com a Palavra de Deus na Comunidade, na família, na vida diária, e também inclui artigos, meditações, textos para adoração, atividades para crianças e sugestões pastorais”, destacou o portal Vatican News em matéria publicada em 16 de janeiro.

Testemunho diocesano
O padre Hallison Henrique de Jesus Parro, mestre em Teologia Bíblica e professor do Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, é o responsável pelo Setor de Animação Bíblica da Pastoral na Diocese de São José do Rio Preto. Segundo ele, a missão do segmento é fazer com que os Católicos redescubram a centralidade da Palavra de Deus presente na Sagrada Escritura e na vida da Igreja.

Considerando a convocação do Papa Francisco, o padre reflete que o objetivo da iniciativa é fomentar, em toda a Igreja e no mundo, o amor à Sagrada Escritura. “Para nós, aqui no Brasil, talvez não surpreendamos tanto porque já temos, há mais de 50 anos, o Mês da Bíblia. Porém, isso em outros países, é uma verdadeira novidade”, indicou o presbítero.

Sobre a escolha do 3º Domingo do Tempo Comum para destacar a Palavra de Deus, ela se dá, segundo o padre Hallison, pelo gesto de Jesus de passar e chamar os discípulos ao seguimento. “Isso quer dizer que não existe discipulado sem escuta e celebração da Palavra. É um convite para valorizarmos tudo isso”, completou. “A Pontifícia Comissão para a Nova Evangelização preparou um subsídio litúrgico-pastoral (disponível na sequência) para as pessoas celebrarem esse Domingo em suas casas e em suas Comunidades. Eu aconselho que você, em sua casa, coloque a Sagrada Escritura em lugar de destaque e leia com a sua família o Evangelho deste domingo. Seria bom que nós, católicos, pudéssemos, antes da Santa Missa, ler os textos que nos são propostos. Assim vamos fazendo, da Sagrada Escritura, centro e alimento da nossa vida de fé”, concluiu o padre Hallison.

“Nós vos anunciamos o que vimos”

A partir do tema para o Domingo da Palavra de Deus, o Papa Francisco presidirá a Missa do 3º Domingo do Tempo Comum, na Basílica de São Pedro, às 9h30 da manhã pelo horário de Roma. A Celebração será transmitida, com comentários em Língua Portuguesa, pelo site Vatican News (www.vaticannews.va). Durante o encontro 3 fiéis receberão o Ministério do Leitorado e outros sete o de Catequista. “Possa o domingo dedicado à Palavra fazer crescer no povo de Deus uma religiosa e assídua familiaridade com as sagradas Escrituras, tal como ensinava o autor sagrado já nos tempos antigos: esta palavra “está muito perto de ti, na tua boca e no teu coração, para a praticares” (Dt 30, 14)”, finalizou o Santo Padre em sua Carta Apostólica Aperuit illis. “Que a gente possa, realmente, reconhecer a presença da Palavra de Deus em nossa Comunidade, na família e na vida cotidiana para sermos, verdadeiramente, anunciadores de sua Palavra; pois a gente anuncia aquilo que a gente viu. A gente anuncia aquilo que a gente experimentou no seguimento da pessoa de Nosso Senhor Jesus Cristo”, finalizou o padre Hallison.

TEXTO | ARTE
André Botelho
Jornalista / Assessor de Imprensa da
Diocese de São José do Rio Preto

 

SUBSÍDIO LITÚRGICO-PASTORAL 
Domingo da Palavra de Deus

 

CARTA APOSTÓLICA SOB FORMA DE MOTU PRÓPRIO
APERUIT ILLIS

Iniciar conversa pelo WhatsApp!
Precisa de atendimento?
Seja Bem Vindo ao Bispado de Rio Preto.
Secretária da Cúria Diocesana.
Como podemos ajudá-lo?