Domingo de Ramos: “tudo tem uma resposta de Deus em Cristo”, disse Dom Vilar

A entrada de Jesus em Jerusalém foi recordada na manhã desse domingo, 10 de abril. O bispo diocesano de São José do Rio Preto, Dom Vilar, acompanhado pelo Cura da Catedral, padre Deusdet Zanfolin, percorreu trecho na área central da cidade. Todos traziam seus ramos nas mãos e a certeza de que “tudo tem uma resposta de Deus em Cristo”, conforme sublinhou o epíscopo. O encontro foi a oportunidade, também, para a participação na Coleta da Solidariedade; ação incentivada pela Campanha da Fraternidade 2022.

Reflexão

Pedindo perdão ao Pai pela “humanidade da guerra, da corrupção, da ganancia e da falta de perdão”, Dom Vilar interrogou os fiéis: “Como seguir os passos de Jesus?” Em sua homilia, o religioso apresentou importantes indicativos. “Cada palavra, cada frase, cada gesto; sou eu, é você e é, acima de tudo, o amor de Deus que em Cristo se revela para que nós nos transfiguremos nesta imagem que o pecado veio deturpar. Que nós possamos ter o algo novo e a graça de Deus prevalecer. Vamos seguir os passos de Jesus para que a entrada triunfal na Jerusalém Celeste possa ser contemplada já na Páscoa desse ano; além da pandemia, além de tantas realidades pessoais, familiares, comunitárias e tantas outras dimensões. Tudo tem uma resposta de Deus em Cristo, da Cruz, para que esta luz brilhe para todos nós”, concluiu o bispo.

Programação

Com a celebração do Domingo de Ramos, está aberta a Semana Santa. Dom Vilar viverá o período na Catedral de São José (Rua Siqueira Campos, 3033 – Centro). Além da escala na “igreja mãe da Diocese”, os fiéis contam com “guia” com os horários das Missas, procissões, encontros e celebrações nas Paróquias no portal da Diocese (clique aqui para acompanhar).

 

Catedral

Celebrações presididas por Dom Vilar:

 13/04 > Quarta-feira Santa

19h30 – Missa do Crisma (todos os padres da Diocese estarão presentes. Essa Celebração também é conhecida como “Missa da Unidade”).

14/04 > Quinta-feira Santa (Missa da Ceia do Senhor)

19h30 – Santa Missa (com o gesto do Lava-Pés)

Após a missa, Adoração ao Santíssimo Sacramento até às 23h.

15/04 > Sexta-feira Santa – Dia de Jejum e abstinência

15h – Celebração da Paixão do Senhor

19h – Procissão Luminosa do Senhor Morto

Essa procissão simboliza o sepultamento de Jesus (João 19, 38-42)

16/04 > Sábado Santo

19h30 – Vigília Pascal

17/04 – Domingo de Páscoa na Ressurreição do Senhor

“Este é o dia que o Senhor fez para nós alegremo-nos e nEle exultemos”. (Sl 117)

10h – Missa

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Comunicação
Serviço Social São Judas Tadeu

FOTOS
Marcos Freitas
Equipe Diocesana de Fotografia

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.