Dr. Dulcimar Donizeti de Souza

Dr. Dulcimar Donizeti de Souza

13/10/2017 0 Por Diocese de São José do Rio Preto

Medicina é mais do que vocação, é disposição

A carreira de medicina é uma das mais nobres da nossa sociedade. Exercer a medicina é disseminar a saúde, ampliar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas.

Ser médico é cuidar, é poder ajudar na cura, no tratamento e no alívio das dores de indivíduos e familiares. A graduação em medicina deve ser definida pela disposição e pela capacidade de servir ao próximo. A palavra vocação, originária do latim “vocatio”, significa a aptidão pessoal para determinado ofício. A inclinação para essa carreira vem da inquietação em mudar cenários, melhorar ou reverter situações que envolvam prevenção, diagnóstico e tratamento humanizado.

O profissional da saúde recebe uma grande responsabilidade, a de sempre lutar pela vida. O bom médico é aquele que não vê o paciente como um número, mas que utiliza a empatia para ajudar a sanar sua doença, acalentar suas lamentações e amparar os membros de sua família. É aquele que sente a mesma dor com o coração e não hesita em oferecer o seu melhor para acabar com ela.

Um dos pilares do curso de graduação da nossa Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp) são os projetos de extensão, por isso, trazemos em nossa grade curricular e em nosso ambiente acadêmico a preocupação com a qualidade da formação dos estudantes.

Realizamos diversos projetos, palestras, aulas, cursos, exposições, atendimentos, mutirões, entre outros, colocando o graduando e a população em contato, para que o aluno saiba, de fato, como será a sua jornada e se prepare para manter a relação médico x paciente de maneira eficiente, humana e compartilhada.

Nem tudo são flores, a medicina nos coloca frente a desafios diários, mas a superação de cada um deles, somada à gratidão de nossos pacientes, é justamente o combustível para continuar seguindo com profissionalismo e foco.

A medicina é apaixonante e deve ser exercida de forma apaixonada. Respeitando o paciente, o meio e o jaleco vestido para, cada vez mais, estabelecermos vínculos e apreços pelo  que nos propomos a fazer: servir à saúde das pessoas.

 

Dulcimar Donizeti de Souza
Médico por vocação e paixão
Diretor Geral da Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto