Ecumenismo

Neste ano, o simpósio realizado anualmente pela Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), refletiu sobre a proposta prioritária da Igreja no Brasil: “Iniciação à Vida Cristã” e sua relação com o diálogo ecumênico e desafios da convivência de crenças na sociedade.

O evento iniciou no dia 02 de fevereiro e seguiu nos dias 3 e 4 de fevereiro, na Casa de formação Sagrada Família, em São Paulo (SP) integrando leigos, agentes de pastoral, padres, religiosos e religiosas e os membros da Comissão composta por dom Francisco Biasin, bispo que preside a Comissão para o Ecumenismo da CNBB. Também participaram dom Zanoni Demettino Castro, dom Manoel João Francisco e do assessor e padre Marcus Barbosa Guimarães.

Dom Francisco Biasin enfatizou, na abertura do encontro, a necessidade de se fazer discípulos no víeis ecumênico e a transversalidade da dimensão ecumênica em todas as urgências apontadas pelas Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil. Neste sentido na parte da manhã, do sábado, o teólogo Matthias Grenzer propôs a análise bíblica Mc 6, 30-44 sobre a multiplicação dos pães, lançando um desafio: “qual a nossa capacidade de dialogar sendo pessoas que assumem e põem a sua fé em Jesus”?

O teólogo ressaltou as sementes de unidade que podemos lançar com os conteúdos bíblicos que estão à nossa disposição. “O nosso patrimônio maior são as Sagradas Escrituras. Esses conteúdos são gigantes. Temos um patrimônio incrível. Precisamos adquirir competência para trabalhar com esse patrimônio”.

A doutoranda irmã Raquel Colet ponderou que “olhar para a Iniciação à Vida Cristã com as lentes da unidade é não somente pensar nossa relação e interação entre igrejas e comunidades eclesiais, mas também em olhar para nossa experiência de Deus, vivida e partilhada na comunidade de fé, e perceber que o diálogo é parte constitutiva dela. O Mistério de Cristo no qual somos iniciados é um Mistério de unidade”.

Como desdobramentos, no domingo, ocorreram trabalhos de grupos com análise de possíveis caminhos estratégicos como redação de subsídios para orientar e complementar o processo de Iniciação a Vida Cristã junto a dimensão ecumênica e de convivência inter-religiosa. Permeados em um ambiente fraterno e orante os participantes seguiram motivados para as suas localidades motivados a realizarem ações sobre as temáticas debatidas.

Primeira reunião do Gredire em 2018 – Na sexta-feira (2) pela tarde ocorreu a reunião do Grupo de Reflexão de Ecumenismo e Diálogo Religioso (Gredire), composta por representantes leigos e sacerdotes de distintos regionais da CNBB que integra comissão Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso. Partilhou-se da realidade da Igreja no movimento ecumênico nos diversos regionais da CNBB, como a avaliação de ações realizadas no segundo semestre de 2017 e se planejou as atividades para o ano de 2018 e início de 2019.

Por padre Marcus Barbosa – Assessor da Comissão para o Ecumenismo – CNBB

Deixe um comentário