Encontro Vocacional favorece vivência comunitária

Missa presidida pelo padre Diego Lopes no sábado, 24 de setembro, marcou o início de mais uma etapa dos encontros vocacionais da Diocese de São José do Rio Preto em 2022. A programação, em sua primeira parte, contou com exposição do presbítero acerca da Doutrina Social da Igreja.

A iniciativa, igualmente apoiada na espiritualidade, contou com momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento; oportunidade para uma experiência de oração à luz da vivência pessoal e da vivência em comunidade; mantendo sintonia com o tema geral do encontro: “Dimensão Comunitária dentro da Formação do Presbítero”. Vésperas, jantar e a projeção do filme “Batismo de Sangue” (que reforçou o entendimento sobre a visão social da Igreja) completaram o programa do primeiro dia.

Segunda etapa
Logo no início da manhã de domingo, às 8 horas, a oração das Laudes e o café da manhã resgataram o sentido da partilha e da vivência em grupo. Palestra sobre “Fé e Política na Vida do Sacerdote” abriu o programa formativo; à luz dos documentos da Igreja. A exposição coube ao voluntário Marco Matheus.

O seminarista Caio Murilo Pirani, em outro momento, apresentou um pouco da realidade vivida no Seminário à luz da experiência comunitária; em especial a rotina (dividida entre os estudos e as diversas atividades).

Após o almoço, o padre Paulo Henrique de Castro falou sobre o uso das novas mídias no exercício do sacerdócio. “A relação do ‘eu’ com as redes sociais” foi o tema da partilha; que antecedeu a Santa Missa (igualmente presidida pelo assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação); marcando, assim, o encerramento do Encontro Vocacional de setembro vivido no Seminário Propedêutico. Os próximos momentos de discernimento acontecerão em outubro e novembro.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

FOTOS
Seminarista Caio Murilo Pirani
(Colaboração)

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.