Esforços contra a covid-19

Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano

Reprodução: Vatican News | 24/08/20 – 10h08

Soluções comuns para superar a crise. A presidência do Conselho Episcopal Latino-americano apelou à integração e cooperação regional para a procura de soluções para a crise provocada pela Covid-19

Vatican News

 

Em carta dirigida aos líderes e governos da América Latina e do Caribe; os Bispos latino-americanos convidaram as pessoas e a comunidade científica a construir soluções conjuntas para superar as dificuldades atuais. A este respeito, o colegiado recorda que este processo necessita de vontade política para se concretizar, por isso se unem na oração para que seja Deus quem inspire a sua inteligência para alcançar este objetivo. Sugerem também que essa atitude pró-ativa não seja assumida apenas na solução do problema gerado pela COVID-19; mas olhando para o futuro e os desafios que o continente terá que enfrentar, porque para a Igreja ainda está latente o sonho de uma “Grande Pátria” latino-americana e caribenha que viva plenamente a integração.

 

América Latina e Covid-19

A carta lembra que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, até o momento mais de 200.000 pessoas morreram na América Latina e no Caribe e 5 bilhões foram infectadas com Covid-19. A previsão é de mais 215 milhões de pessoas vivendo na pobreza nos próximos meses, ou seja, 35% da população. Um fato escandaloso que faz barulho na consciência da Igreja. A situação dos mais vulneráveis ??preocupa a Igreja continental à qual se soma a violência e o medo que ameaçam a liberdade de todos os povos, circunstância que agrava a alma da nossa “Grande Pátria”. Por tudo isto, acrescentam os Bispos, sentem no íntimo o eco das palavras do Santo Padre na Audiência Geral de 19 de agosto: “É essencial encontrar uma cura para um pequeno mas terrível vírus que põe o mundo inteiro de joelhos. Por outro, devemos curar um grande vírus, o da injustiça social, da desigualdade de oportunidades, da marginalização e da falta de proteção dos mais débeis”.

 

Vacina segura e equitativa

Embora a presidência do Conselho Episcopal Latino-americano reconheça os esforços de toda a comunidade científica para produzir uma vacina contra esse vírus, alertou que “as vacinas devem ser comprovadas como seguras e testadas eticamente; a advertência médica tradicional do primum non nocere, ou a primeira coisa é não fazer mal” , deve sempre orientar os cientistas; de acordo com a Associação de Saúde dos Estados Unidos.

 

Juntos pela “Grande Pátria”

Referindo-se aos responsáveis ??pelas decisões que afetam o bem comum, o Conselho Episcopal Latino-americano exorta os líderes e governadores da América Latina a buscar soluções junto com todos os povos, sempre na unidade e na fraternidade. Tudo isso para contribuir com a construção de uma “ Grande Pátria” com que todos sonhamos, por isso esperam que toda a comunidade científica faça ações conjuntas em centros de pesquisa, laboratórios e produção de medicamentos “para que possamos enfrentar também as chamadas doenças invisíveis, resultado do déficit e de condições socioeconômicas injustas, que causam mais mortes do que a Covid-19″.

 

Curar estruturas doentes

Como já sabemos a crise provocada pela Covid-19; revelou as deficiências das estruturas sociais onde a pobreza está aumentando na maioria dos povos de nossa América Latina e Caribe, por isso é urgente que economistas e cientistas procurem uma nova ” vacina” contra as estruturas sociais que estão doentes. “Mas não devemos ver tudo como uma maldição ou castigo de Deus, mas sim como o resultado do“ pecado estrutural ”e do“ pecado ecológico ”que afetam nossa região e que todos devemos superar juntos. Exigimos que as políticas públicas tenham sempre em mente, em primeiro lugar, os homens e mulheres de nossa terra e principalmente os mais pobres. Nós o reivindicamos em nome de Deus!”.

Carta do CELAM

 

Comprometidos com a reconstrução

Por fim, recordam que a Igreja estará sempre comprometida com a reconstrução do tecido social latino-americano e caribenho e com uma particular dedicação pastoral à defesa e ao cuidado da vida; especialmente a dos mais vulneráveis ??e excluídos.

 

(Fonte: https://prensacelam.org)

____________________

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

7  +  3  =