EUA: Civilizar por uma política melhor: projeto dos bispos para combater a polarização

EUA: Civilizar por uma política melhor: projeto dos bispos para combater a polarização

08/09/2021 Off Por José - Setor de Comunicação

Vatican News  – Isabella Piro

Civilize It: A Better Kind of Politics” (“Civilize: Um tipo melhor de política”) é o nome do projeto apresentado na quarta-feira, 7 de setembro, pela Conferência Episcopal dos Estados Unidos para colaborar na tentativa de conter as polarizações na sociedade.

O programa se baseia na civilização social para ter uma política melhor, com o objetivo de “unir as pessoas em nome do serviço ao bem comum por meio da caridade, clareza e criatividade”. Conforme explicado pelo diretor para a Educação e a sensibilização do Departamento Episcopal para Justiça, Paz e Desenvolvimento Humano, a iniciativa é pensada “para levar em frente o diálogo, necessário para superar as divisões” e “as polarizações” não somente “na sociedade, mas também na Igreja”.

Direcionado quer aos dirigentes políticos como a todos os cidadãos, o projeto é acompanhado pelo site www.CivilizeIt.org, onde estão reunidos todos os recursos úteis para enfrentar a polarização em qualquer âmbito: paróquias, grupos, famílias. Tais recursos consistem em orações pela paz, inspiradas na figura de São Francisco de Assis, e reflexões sobre o tema “Amar o próximo por meio do diálogo”. Os visitantes do site também são convidados a assinar “um compromisso no qual afirmam que confiarão na caridade, clareza e criatividade para promover a compreensão mútua, antes que a divisão”.

Os signatários, ademais, comprometem-se em “afirmar a dignidade de cada pessoa, mesmo quando não estão de acordo com alguém, e a ouvir com respeito os outros, para compreender as experiências diferentes das suas”.

O convite dos bispos é também para “fazer um exame de consciência para garantir que as perspectivas de todos estejam enraizadas na verdade, que as próprias fontes de informação sejam imparciais e que ninguém seja objeto de manipulação por interesses de parte”. Outras sugestões dizem respeito a tornar-se “construtores de pontes, que participam de um diálogo construtivo baseado em valores compartilhados” e o “ver as diferenças de opinião como uma oportunidade de crescimento criativo que pode produzir soluções para o bem comum”. Tudo com o objetivo de reiterar que “no debate político, a virtude que conta é a civilização, não o rancor”.

Como pano de fundo da iniciativa estão dois documentos: a Encíclica do Papa Francisco “Fratelli tutti sobre a fraternidade e a amizade social”, com a qual o Pontífice exorta “especificamente os católicos e todas as pessoas de boa vontade a construir um tipo melhor de política, ao serviço do bem comum”, e a carta pastoral “Forming Consciences for Faithful Citizenship – Formando as consciências para uma cidadania fiel”, publicada a cada quatro anos pela USCCB em vista das eleições presidenciais. O texto, cuja última edição é de setembro de 2020, sugere aos fiéis que deem prioridade à fé sobre a política partidária e para se engajarem ativamente na vida civil para responder aos problemas urgentes de nossos dias.

“Como católicos – concluem os bispos estadunidenses – assumamos o convite de Jesus para seguir o exemplo do Bom Samaritano, que nos desafia a estar próximo de todos”. Desta forma, “podemos nos ver como membros de uma família. Podemos tentar nos encontrar e crescer. Podemos identificar valores comuns. Podemos ouvir para entender. Podemos buscar juntos a verdade. Podemos encontrar juntos soluções criativas para os problemas que o nosso mundo enfrenta”, “imaginando uma nova forma de ser na sociedade por meio do encontro com o nosso próximo, o nosso irmão”.

Nascida em 2016 na Arquidiocese de Cincinnati, a ideia de “Civilize It” acabou chamando a atenção de toda a USCBB que em 2019 assumiu o modelo propondo-o, com algumas modificações, a nível nacional. Atualmente, pelo menos 45 dioceses estão trabalhando para incorporar a iniciativa em seus programas e outras Igrejas locais devem fazer o mesmo.

Vaticano News Service – IP

Material retirado do site: https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2021-09/estados-unidos-bispos-projeto-combater-polarizacao-politica.html

Compartilhe: