Fase de Escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe é ampliada

O prazo final para encaminhar as contribuições para o processo de escuta da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, organizado pelo Conselho Episcopal Latino Americano (CELAM), termina no dia 30 de agosto.

Esse prazo foi estendido em quase dois meses – a pedido de várias conferências episcopais – para que a participação nessa atividade fosse mais ampla e permitisse reunir as vozes do Povo de Deus de todo o continente.

No Brasil, a equipe nacional de animação pastoral da Assembleia tem se mobilizado junto às arquidioceses, dioceses, pastorais, organismos e regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) na promoção de atividades de formação e de orientação sobre o processo de escuta que pode ser realizado através de atividades comunitárias ou em contribuições individuais diretamente no website da Assembleia Eclesial.

“A necessidade do povo de Deus dizer alguma coisa é exatamente no sentido de que a gente consiga fazer uma síntese de grandes ideias que perpassam a história da evangelização da Igreja na América Latina, muito especialmente, depois do Concílio Vaticano II. Então, já são aí cinco grandes Assembleias Eclesiais que certamente deram a sua contribuição para história da evangelização na Igreja na América Latina”, destaca o arcebispo de Londrina (PR), presidente do regional Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da equipe nacional de animação pastoral da Assembleia, dom Geremias Steinmetz.

Com o processo de escuta finalizado, uma comissão vai sistematizar todo o material recebido e elaborar um Instrumentum Laboris ou seja um Documento de Trabalho que vai ser refletido pelas Conferências Episcopais E servirá como subsídio na elaboração de um novo documento que será enviado ao CELAM para orientar os trabalhos da assembleia.

Para dom Geremias um dos pontos centrais que o processo de escuta pode trazer para a Igreja da América Latina é uma unidade maior no trabalho de Evangelização.

Outro ponto muito importante desse processo é como continuar aprofundando as grandes questões do Concílio Vaticano II na Igreja da América Latina olhando para vários caminhos. Olhando para os sinais dos tempos, olhando para as grandes questões que já foram levantadas pelas últimas cinco Assembleias Gerais do CELAM, mas acima de tudo, olhando agora para a doutrina da Igreja como um todo, mas muito especialmente, para aquilo que o Papa Francisco está apontado. Então, a grande questão exatamente é a gente conseguir dar respostas com questões que sejam sintéticas, mas ao mesmo tempo abrangentes para a realidade colocada”, disse.

 

Discípulos missionários em saída
A Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe tem como lema “Somos todos discípulos missionários em saída” e será realizada de 21 a 28 de novembro de 2021, presencialmente no Santuário de Nossa Senhora de Guadalupe, na Cidade do México, e de forma remota em outros lugares da América Latina e do Caribe.

 

Como participar:

A escuta é uma proposta aberta a todos, na qual é possível participar através de atividades comunitárias, fóruns temáticos e contribuições individuais, com inscrições feitas através da utilização de uma plataforma de colaboração on-line, no website da Assembleia Eclesial, na seção “Escuta“. É necessário um cadastro no endereço para oferecer a contribuição na plataforma.

Para o processo foram elaborados materiais que já se encontram disponíveis no site da Assembleia da América Latina e do Caribe. O Documento para o Caminho em português, está organizado no método pastoral de “ver”, “julgar” ou “iluminar” e “agir”.

 

Para mais informações, acesse CNBB!