Finalizado o ano formativo no Seminário

Da Redação – Diocese de São José do Rio Preto
Fotos: Celso Moscon

 

Chegou ao fim mais um ano formativo no Seminário Diocesano de São José do Rio Preto e as atividades acadêmicas no Centro de Estudos Superiores Sagrado Coração de Jesus, onde se dá a formação filosófica e teológica dos candidatos ao ministério ordenado. Às 9h do dia 27 de novembro, o Bispo diocesano Dom Tomé presidiu a Santa Missa na capela do Seminário, marcando a conclusão do ano de 2020, e aproveitou para instituir no ministério de leitor dois seminaristas.

Celebrando a memória de Nossa Senhora das Graças (ou da Medalha Milagrosa), o Bispo chamou a atenção, ao longo de sua homilia, para a incompreensão e a deturpação do culto e da devoção para com a Mãe de Deus que está havendo em alguns grupos eclesiais. Segundo ele, “essa incompreensão e deturpação, que vem ganhando espaço principalmente entre leigos, não condizem com que ensina a Igreja e está levando ao erro muitos fiéis”, explicou. Dom Tomé ressaltou aos seminaristas que o autêntico culto e a verdadeira devoção a Nossa Senhora na Igreja devem se pautar no que o Magistério diz nos documentos oficiais e nos textos dos últimos papas, que a coloca sempre em referência ao mistério de Cristo Salvador e da Igreja.

Depois da reflexão, os seminaristas Fernando Renato Salzillo Pereira e Paulo Henrique de Castro, ambos de 26 anos, sob o rito prescrito, foram instituídos pelo Bispo no ministério do leitorado. Sendo leitores instituídos, eles devem, como deixou claro Dom Tomé ao final da homilia, se dedicar não só à proclamação da Palavra de Deus na liturgia, mas também ao estudo,  à meditação e à oração dela, para que se torne uma Palavra vivida no dia a dia. “Nós não seremos moldados pela Sagrada Escritura se não colocarmos em prática o método da lectio divina, isto é, a leitura orante da Palavra de Deus”, enfatizou Dom Tomé.

Os dois seminaristas encerraram o 3º ano de Teologia; no ano que vem iniciam o 4º e devem receber em breve o ministério do acolitado para o serviço do altar, preparando-se, assim, para receber a Ordem. Junto com os demais formandos, das dioceses de São José do Rio Preto, Barretos e Votuporanga, vão para o período de férias e se apresentam novamente ao Seminário em fevereiro de 2021.

 

Para ver mais fotos, clique aqui.

____________________

 

 

 

Deixe um comentário