Formação em Liturgia reúne mais de 200 pessoas em São José do Rio Preto

A Comissão de Liturgia da Diocese de São José do Rio Preto realizou, de 27 a 30 de junho, formação com o tema “A mistagogia do espaço litúrgico”. O arquiteto padre José Anderson Rodrigues, da Diocese de Catanduva, assessorou os encontros.

Representando todas as Regiões Pastorais da Diocese, as lideranças, padres e seminaristas tiveram a oportunidade de acompanhar as atualizações feitas a partir do Concílio Vaticano II e as adaptações promovidas, em especial, nas igrejas construídas antes da década de 60. O padre José Anderson recordou que todas as intervenções nos espaços precisam contemplar alguns indicativos fundamentais, entre eles o compromisso de promover as ações de dentro para fora. O religioso, em sua exposição, conjugou as instruções do Missal Romano, a vivência dos Sacramentos e as necessidades de cada um deles. “O belo passa pelo simples e pela autenticidade de materiais”, completou o assessor.

Formação

A atividade, realizada na Paróquia São Francisco de Assis, encerrando a programação do 1º semestre, é fruto do diálogo realizado, ainda em 2021, nas Regiões Pastorais. E é exatamente para lá, nos próximos meses, que os membros da Comissão Diocesana de Liturgia se dirigirão para seguir animando as lideranças; conforme explicou o padre Alexandre Ferreira dos Santos, assessor eclesiástico do grupo.

Igualmente incentivando os fiéis, o bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, parabenizou os organizadores pela iniciativa. “Ninguém pode amar aquilo que não conhece”, concluiu o religioso acompanhado pelo coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo. “Depois do Concílio Vaticano II ninguém assiste a Missa, mas participa. A Liturgia nos edifica e nos faz crescer”, finalizou o padre José Anderson.

 

TEXTO / FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.