Formação Litúrgico-Musical

SALMOS NA LITURGIA_2O Concílio Vaticano II abriu as portas das sacristias pensando de qual modo poderia fazer com que todos os fiéis sejam levados àquela plena, consciente e ativa participação das celebrações litúrgicas que a própria natureza da Liturgia exige e à qual, por força do batismo, o povo cristão, “geração escolhida, sacerdócio régio, gente santa, povo da conquista” (1Pd 2,9; cf. 2,4-5), tem direito e obrigação (SC 14). O mesmo Concílio que, ao constatar que grande parte da participação da assembleia é assegurada pela música, pelo canto, percebe e proclama que a música, o canto litúrgico, não são apenas “enfeite”, mas fazem parte necessária ou integrante da liturgia solene (SC 112). Por isso, é necessário que sejam cuidadosamente habituados do espírito litúrgico e preparados para executar as suas partes, perfeita e ordenadamente (SC 29).

Considerando as recomendações do Concílio e do 7º Plano Diocesano de Pastoral, a Pastoral Diocesana de Liturgia convida a participar do Encontro de Formação Litúrgico-Musical que acontecerá nos dias 15, 16 de agosto, às 19h30, na paróquia Menino Jesus de Praga, e 17 de agosto, às 19h30, na Basílica Nossa Senhora Aparecida.

Serão três noites de palestras e workshops facilitados pelo jesuíta Irmão Fernando Vieira, assessor da música litúrgica da CNBB, especialista na área, formado em piano pelo Conservatório de Música de Minas Gerais e especialização em regência em Viena (Áustria).

Clique aqui para efetuar sua inscrição

*O pagamento da taxa de inscrição (R$15,00) deve ser efetuado no dia do curso*

Deixe um comentário