Formação

 

Proporcionar aos estudantes uma visão atualizada de assuntos gerais da vida pastoral da Igreja, principalmente em relação às questões que envolvem o tema da família. Essa é a proposta do curso de pós-graduação em “Pastoral Familiar” que está com inscrições abertas para sua segunda turma.

A iniciativa é uma parceria Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. O curso abordará questões relacionadas à Pastoral Familiar de maneira ampla.

A formação é destinada a profissionais com formação superior como agentes de pastoral em geral, agentes de pastoral familiar, interessados na relação famílias / religião, lideranças, profissionais que lidam com a questão familiar e possuem interesse em compreender a perspectiva pastoral ou agir em diálogo com as religiões, comunidade em geral.

Neste sentido, o curso se propõe a qualificar os agentes de pastoral em três níveis: bíblico, teológico-pastoral e sócio antropológico. As aulas terão início dia 09 de abril de 2018, com término previsto para março de 2019.

O curso funciona de forma semi-presencial. Na primeira fase, as aulas são presenciais depois seguem intercalando online e etapas presenciais. A especialização tem a missão de promover a evangelização e a promoção humana e social das famílias, bem como articular e congregar o desenvolvimento da Pastoral Familiar.

A primeira turma do curso, que conta com pessoas de várias regiões do país, está em fase de conclusão da especialização.

Objetivos

O curso de pós-graduação em Pastoral Familiar tem como objetivo favorecer a criação e estruturação de Pastorais Familiares nas arquidioceses e dioceses do Brasil; Propiciar a formação de agentes de Pastoral Familiar pelo Brasil e Colaborar com a Comissão Episcopal para a Vida e a Família, da CNBB, em sua missão de “evangelização e promoção humana e social das Famílias” bem como “Promover, Articular e congregar o desenvolvimento da Pastoral Familiar.

Informações e inscrições sobre o curso de especialização estão disponíveis no site da Comissão Nacional da Pastoral Familiar e no site da PUC Minas

Deixe um comentário