Historia de Devoção

As primeiras sextas-feiras de cada mês são dedicadas ao Sagrado Coração de Jesus. A devoção ao sacratíssimo Coração de Jesus e ao puríssimo Coração de Maria são muito próximas na piedade dos fiéis. Os devotos do Sagrado Coração de Jesus são sempre muito devotos do Imaculado Coração da Santíssima Virgem, e vice-versa. Esta íntima ligação entre estas devoções existe porque toda verdadeira devoção ao Coração de Maria conduz ao Coração de Jesus, que no momento derradeiro da sua vida terrena nos confiou à sua Mãe. Dessa forma, Maria nos conduz a Cristo, e Cristo nos conduz a Maria.

 Santa Margarida Maria Alacoque compreendeu tão bem a correspondência entre as devoções aos corações de Jesus e de Maria que considerava as duas uma só. Por isso, ela tinha o hábito de rezar esta jaculatória: “Divino Coração de Jesus eu vos adoro e vos amo do modo como viveis no Coração de Maria e vos peço que vivais e reineis em todos os corações”.

Em complemento, o Padre Alexandre Ferreira dos Santos, da Paróquia São Francisco de Assis e Assessor de Liturgia da nossa Diocese, explica sobre essa devoção, que é uma importante Solenidade.