Igreja celebra Dia dos Avós e dos Idosos no domingo, 24 de julho. Catedral terá missa às 6 da tarde

Igreja celebra Dia dos Avós e dos Idosos no domingo, 24 de julho. Catedral terá missa às 6 da tarde

20/07/2022 Off Por SEDICOM

“A cultura do desperdício parece cancelar os idosos. Sim, não os mata, mas os apaga socialmente, como se fossem um fardo a ser carregado: é melhor escondê-los.” A “denúncia profética” feita pelo Papa Francisco (e reiterada pelo Pontífice ao longo de várias Audiências Gerais celebradas às quartas-feiras) contextualiza a importância do Dia Mundial dos Avós e dos Idosos. A data, a ser celebrada todos os anos no quarto domingo de julho, recorda o valor daqueles que tem muito a oferecer. “Por favor, deixemos que os idosos, que os avós estejam próximos às crianças, aos jovens para transmitir-lhes a memória da vida, para transmitir-lhes a experiência de vida, a sabedoria da vida. Na medida em que fazemos com que jovens e idosos se encontram, nessa medida haverá mais esperança para o futuro de nossa sociedade”, reiterou o Papa.

Programação
As Paróquias da Diocese de São José do Rio Preto, no próximo domingo, 24 de julho, contarão com diversas ações. Na Catedral de São José, o bispo diocesano, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, presidirá a Eucaristia às 6 da tarde.

Reflexão
“Dão fruto mesmo na velhice” (Sl 92, 15). Esse é o tema da mensagem do Papa Francisco para ocasião. o Dia Mundial dos Avós e Idosos é uma oportunidade para dizer mais uma vez, com alegria, que a Igreja quer fazer festa juntamente com aqueles que o Senhor – como diz a Bíblia – “saciou com longos dias” (Sal 91, 16), escreveu o Pontífice. A mensagem, na íntegra, está disponível na sequência. 

Gesto concreto
Segundo informou a Penitenciaria Apostólica do Vaticano, por meio de nota, será possível obter a Indulgência Plenária nas “condições habituais (Confissão Sacramental, Comunhão Eucarística e oração segundo as intenções do Sumo Pontífice) ou aos fiéis que dedicarão tempo adequado para visitar, em presença ou virtualmente, através dos meios de comunicação, os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, os abandonados e com deficiência). Além disso, a mesma Indulgência Plenária será concedida aos idosos doentes e a todos aqueles que, impossibilitados de saírem de suas casas por motivos graves, se unirão espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo ao Deus Misericordioso suas orações, dores e sofrimentos de suas vidas, especialmente enquanto as palavras do Pontífice e as várias celebrações serão transmitidas pelos meios de comunicação”.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

IMAGENS
Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida
(reprodução autorizada)

Compartilhe: