“Ide! Da Igreja local aos confins do mundo”. O tema da Campanha Missionária 2023 foi uma importante inspiração para o intercâmbio que os padres Edvaldo Calazans, Francisco Rodrigues e Pedro da Silva realizaram em nome da Diocese de São José do Rio Preto no Acre. O período de missão chegou ao fim na quinta-feira, 31 de agosto, quando do retorno dos últimos dois missionários ao Noroeste Paulista (o Pe. Pedro permaneceu na Região Amazônica na primeira quinzena de agosto).
Vivência
Acolhidos pelo bispo de Cruzeiro do Sul, Dom Flávio Giovenale, sdb, os missionários tiveram um primeiro contato com a religiosidade popular na Amazônia a partir do Novenário e Festa dedicada à Nossa Senhora da Glória (segunda maior expressão de fé da Região Norte, ficando atrás, apenas, do Círio de Nazaré).
Em relatos publicados no portal da Diocese de São José do Rio Preto, matérias veiculadas na imprensa e postagens nas redes sociais, os padres partilharam as experiências quase em tempo real (ainda que, vez ou outra, “driblando” o acesso limitado à internet e as longas distâncias percorridas de barco ou avião para o contato mais próximo com as Comunidades Ribeirinhas e Indígenas). “Enfim firmamos a aliança de compromisso através dos símbolos que levamos: o banner das Igrejas Irmãs e o quadro da imagem do Coração de Maria que o padre Zezinho tem presenteado os padres quando ele vai visitá-los. Não é noivado ainda, porém o namoro ficou sério e saímos com datas para que alguém da nossa Diocese volte aqui para novos encontros e para que também recebamos as visitas deles em Rio Preto. Num desses encontros, o noivado e o casamento poderão acontecer. Ficamos muito felizes”, sintetizou o Pe. Calazans. “Homens e mulheres que se multiplicam e pequenos e grandes, nas misturas das cores e raças, nas classes sociais que desaparecem, mas na certeza de que somos todos filhos e filhas de uma mesma Mãe que nos leva sempre no seu colo para entregar ao coração do seu Filho Amado. Sentimento de pertença a uma só família, a um só povo, a uma só raça: Filhos e Filhas do Deus Pai”, completou o Pe. Francisco ao destacar a Festa dedicada a Nossa Senhora da Glória.
Em publicações futuras, em sintonia com a vivência do Mês Missionário, os padres Edvaldo Calazans, Francisco Rodrigues e Pedro da Silva farão a partilha do intercâmbio com a Igreja Irmã de Cruzeiro do Sul.
FOTOS
Divulgação
TEXTO
André Botelho
Pascom / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto