Infância e Adolescência Missionária: Diocese participa de encontro

Infância e Adolescência Missionária: Diocese participa de encontro

18/09/2022 Off Por SEDICOM

A Igreja segue, ao longo do ano, com propostas para os chamados “meses temáticos”. Outubro, nesse contexto, é consagrado às missões; tanto que, nesse período, se realiza a Campanha Missionária que, em 2022, terá como tema “A Igreja é missão” e como lema “Sereis minhas testemunhas” (At 1,8).

Já considerando o início do período, em poucos dias, a coordenadora da dimensão missionária da Diocese de São José do Rio Preto, irmã Hozana Alves de Souza, esteve em São Paulo, dias 17 e 18 de setembro, para participar de encontro de aprofundamento da Infância e Adolescência Missionária (IAM). Também estiveram presentes duas lideranças leigas: Nádia e Juliana; que assessoram e coordenam, respectivamente, grupos da IAM no Noroeste Paulista. A secretária nacional da Infância e Adolescência Missionária, irmã Antonia Vania de Souza, assessorou a iniciativa.

História

A Pontifícia Obra da Infância e Adolescência Missionária (IAM) tem sua data de fundação em 19 de maio de 1843. Foi quando Dom Carlos Augusto Maria José de Forbin-Janson, então bispo de Nancy (França), sensibilizou se com a realidade descrita pelos missionários que evangelizaram na China, com os quais possuía estreita ligação desde a adolescência.

Para atender ao pedido dos missionários, Dom Carlos convocou as crianças da França para ajudar outras crianças. Com essa inquietação missionária, o bispo conversou com Paulina Jaricot, fundadora da Pontifícia Obra da Propagação da Fé. Assim, as crianças francesas comprometeram-se em rezar uma Ave-Maria por dia pelas crianças da China e a ajudá-las com uma moeda ao mês, expressão de caridade cristã e solidariedade universal.

Em 1922, o Papa Pio XI declarou a Obra da Santa Infância como “Pontifícia”, ou seja, ela difere da atividade apostólica transitória, pois sua organização e testemunho são aprovados e assumidos como Obra evangelizadora a serviço de toda a Igreja.

Fonte
www.pom.org.br/

A Dimensão Missionária, na Diocese de São José do Rio Preto, conta com a assessoria eclesiástica do padre Pedro Silva, de Nova Granada. Em outubro, a Revista Igreja em Rede oferecerá roteiros de encontros para uma melhor vivência do Mês Missionário.

 

TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

FOTOS
Irmã Hozana Alves de Souza
(Colaboração)

Compartilhe: