Internacional

Nesta terça-feira, 13 de março, em Bogotá, Colômbia, começou o encontro anual dos secretários e presidentes das conferências episcopais da América Latina e Caribe. Na abertura da reunião, dom Juan Espinoza Jiménez, bispo auxiliar de Morelia (México) e secretário-geral do Celam, recebeu dois novos assessores e os que já estão presentes há mais tempo neste tipo de encontro. Em seguida, o cardeal Rubén Salazar Gómez, arcebispo de Bogotá(Colombia); e presidente do Celam lembrou o célebre sermão do Papa Francisco a respeito da Sinodalidade da Igreja e o aplicou para os trabalhos que vão realizar durante a semana: “são três momentos fundamentais. O primeiro é escutar. O segundo é discernir. O terceiro é atuar, tomar decisões“.

O cardeal Salazar Gómez continuou, ao se referir ao primeiro momento, o da escuta: “vamos escutar o Senhor. Começaremos (os trabalhos) com a Lectio Divina, ouvindo o que o Senhor tem a nos dizer através da Escritura. Vamos escutar também uns aos outros. Vamos escutar o que o Celam está vivendo neste momento tanto as dificuldades quanto os progressos. E vamos discernir, o que precisamos fazer todos os dias, a respeito do que o Senhor quer de nós. Um discernimento humilde, sereno. E, por fim, descobrir quais as decisões que teremos de tomar“. No final de sua exposição de abertura, o cardeal de Bogotá também disse que o Celam existe para servir a Igreja da América Latina e do Caribe.

Último encontro

Este mesmo grupo esteve reunido em março do ano passado.  Naquela ocasião, o encontro elegeu como objetivo: “Refletir sobre o caminho pastoral e o missionário do CELAM à luz do pontificado da Papa Francisco”. A teve como convidado especial o teólogo latino-americano, o Padre Gustavo Gutiérrez que fez uma conferência sobre a “Igreja pobre para os pobres”. A partir da reflexão dele, os secretários e presidentes procuraram encontrar pontos comuns entre as regiões que conformam a América latina e o Caribe para compartilhar e articular experiências significativas na luta contra a pobreza e as propostas pastorais.

No encontro deste ano, além do secretário-geral da CNBB, participam o segundo vice-presidente do Celam, dom José Belisário, arcebispo de São Luis (MA) e o delegado da CNBB junto ao Conselho, dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá (PR).

Deixe um comentário