Lançamento: 3º fascículo do Hinário Litúrgico

CNBB apresenta à Igreja do Brasil terceiro fascículo do Hinário Litúrgico – Tempo Comum

A Comissão para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Setor de Música Litúrgica, apresenta à Igreja do Brasil o terceiro fascículo do Hinário Litúrgico – Tempo Comum. Trata-se de uma edição em partituras – revisada, ampliada e atualizada-, com os Cantos para as Celebrações Eucarísticas dominicais dos anos A, B e o mais recente C.

Este é um trabalho minucioso realizado pela Equipe de Reflexão de Música que atualmente está sob a coordenação do jesuíta, Irmão Fernando Benedito Vieira. “É um subsídio criterioso, prático e pedagógico que a Igreja no Brasil apresenta a todas as paróquias e comunidades para ajudar os músicos e cantores a desempenharem de forma mais eficaz o seu ministério nas ações litúrgicas”, ressalta irmão Fernando.

O livro é composto por volumes, cada um deles é constituído por três partes. A primeira traz orientações sobre o cantar no “Ordinário” – isto é, os cantos das partes fixas da missa. A segunda parte diz respeito ao “Próprio do Tempo”. Aqui, são sugeridos um repertório completo afinado com o Mistério de Cristo evidenciado pelas leituras bíblicas, sobretudo pelo Evangelho. Por último, na terceira parte são apresentados os “Cantos Opcionais”, com o objetivo de oferecer mais opções para a abertura, apresentação das oferendas e a comunhão.

Irmão Fernando Vieira salienta que nesta edição foi tomado todo um cuidado, especialmente, com a linguagem poética. “A música litúrgica prioriza o texto, a letra, colocando tudo à serviço da plena expressão da Palavra de acordo com os momentos e elementos de cada rito na celebração. Nós procuramos realizar uma perfeita simbiose entre a Palavra (texto e letra) e a música que a interpreta”, garante.

O Hinário Litúrgico da CNBB é uma iniciativa que já vem sendo desenvolvida há pelo menos uns quarenta anos. “Para nós é um orgulho, pois somos uma das poucas Conferências Episcopais na América Latina organizada a oferecer subsídios como hinários litúrgicos e também Documentos e Estudos para a liturgia e a reflexão e formação da Igreja no Brasil”, salienta irmão Fernando.

Todos os três volumes do Hinário podem ser adquiridos no site da Paulus.

Fonte: CNBB

 

Deixe um comentário