Leitura orante da Bíblia

Imagem por: padrepauloricardo.org

A Palavra de Deus ocupa um lugar fundamental na experiência da fé cristã. Para a oração, ela é a fonte principal. Como orar a partir da escuta da Palavra de Deus? Os passos seguintes têm o objetivo de ajudar no caminho da oração que brota da Palavra de Deus.

Antes de tudo, é importante criar um ambiente de recolhimento, uma atitude de silêncio e de escuta da Palavra, colocando-se na presença de Deus. Inicia-se, então, com uma oração ao Espírito Santo. Esta oração pode ser cantada, sob a forma de refrãos. A seguir, três passos são fundamentais:

Ler com atenção e calma o texto bíblico escolhido ou indicado, procurando compreender o sentido de cada palavra ou frase; reler, se necessário, para entender o que o texto diz.

Meditar procurando responder o que a Palavra diz para mim ou para nóshoje. Atualizar o sentido do texto para a vida pessoal, comunitária ou social, tendo presente a compreensão transmitida pela Igreja da passagem bíblica meditada. Pode-se escolher uma palavra ou frase para resumir e memorizar a mensagem da Palavra para a nossa vida.

Orar, considerando o que o texto meditado me leva a dizer a Deus. Trata-se de nossa resposta à Palavra, em forma de oração.

Estes passos desembocam numa atitude de contemplação e de compromisso: contemplação do mistério de amor de Deus em nossa vida, permanecendo na presença de Deus em atitude orante; compromisso de viver a mensagem da Palavra lida, meditada e rezada, com esforço sincero e confiança na graça.

A Igreja recomenda, com insistência, a frequente leitura e o estudo da Bíblia, especialmente a leitura orante da Bíblia. Nela, os católicos encontram o alimento espiritual, a luz para suas vidas e a comunhão com Deus e com a Igreja.

Fonte: Sou Católico, vivo minha Fé (páginas 197-199) – CNBB

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6  +  4  =