Magistério do Papa Francisco inspira documento

Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, lançou sua primeira Carta Pastoral dirigida ao Povo de Deus disposto na Diocese de São José do Rio Preto. “Evangelizar” é o nome do documento entregue durante a Assembleia de Pastoral celebrada no sábado, 24 de junho.

Os 10 anos de pontificado do Papa Francisco são o ponto de partida ao considerar o Magistério do Pontífice para oferecer seus encaminhamentos. “Ele se faz próximo dos pobres e sofredores, migrantes e flagelados por guerras, e visita países pobres, pregando a dignidade de todos, consolando-os e animando-os em suas provações. Viajou à ilha de Lampedusa e mostrou ao mundo o drama da migração. Foi ao campo de refugiados em Lesvos, na Grécia, e trouxe consigo 12 refugiados sírios para serem cuidados. E cria o Dia Mundial dos Pobres em 2017 e alerta que Jesus está presente nos pobres que nos abrem o caminho para o céu e nos dão passaporte para lá”, escreveu Dom Vilar.

Além das Cartas Encíclicas, o bispo de São José do Rio Preto apontou os Sínodos como “caminhos antigos e novos”; não apenas fazendo referência ao tempo em que se apresentam, mas como “luzes fortes para uma nova evangelização”. Exortações e gestos, Jubileus e Jornadas, iniciativas na Liturgia e na Catequese são alguns dos demais destaques.

Realidade local

Ainda na Carta Pastoral, Dom Vilar alcança a realidade diocesana profundamente marcada pelo Magistério do Papa Francisco. A resposta da Diocese ao Sínodo se apresentou rica pelas contribuições angariadas. Contribuições essas, sublinhadas durante a Assembleia de Pastoral.

Pistas de Ação

Dom Vilar, na etapa de conclusão do documento, sublinhou a importância das Comunidades Eclesiais Missionárias (tema da Assembleia) e falou da contribuição da Revista Igreja em Rede ao apresentar subsídio pastoral para os grupos. “Que o Espírito Santo, alma da Igreja, nos configure a Cristo e nos guie na missão. Que Ele faça de nós bons discípulos missionários e testemunhas do Ressuscitado! Para isso, invocamos os nossos padroeiros, o Imaculado Coração de Maria e São José”, concluiu o bispo.

Evangelizar, 1ª Carta Pastoral de Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, está disponível, na íntegra, na sequência.

Texto / Arte
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto