Memória da Natividade do precursor de Jesus

Hoje, 24 de junho,  é o Dia da Natividade de São João Batista. Este santo é único santo que a Igreja celebra o dia do nascimento. Na liturgia celebramos apenas três nascimentos: o filho de Deus, no dia 25 de dezembro, a Virgem Maria, dia 8 de setembro, e hoje, seis meses antes do Natal, é o dia “da voz daquele que clama no deserto” (cf. Jo 1, 23), o dia de São João. 

No entanto, por conta da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus – celebrado na sexta-feira após Corpus Christi – o nascimento do filho de Isabel e Zacarias foi neste ano de 2022 transferido liturgicamente para o dia de ontem, quinta feira, dia  23.

Ainda assim, é válido pedir a intercessão de São João. O padre Valdinei Lobo de Almeida, da Paróquia São João Batista e Santuário das Almas de São José do Rio Preto,  conta que o padroeiro nasceu de forma miraculosa e foi escolhido para ser o precursor de Jesus.  

“São João Batista é um profeta diferente: ele mostra o Salvador, o Messias, o Cordeiro de Deus no meio de nós”, explica o sacerdote que acrescenta que a missão do santo foi “preparar um povo bem disposto para receber o Senhor”.

 

TEXTO/IMAGEM

Maria Clara Barbosa