Mês vocacional: a retomada do estágio pastoral nas Paróquias da Diocese

A Igreja celebra, em todo o Brasil, o Mês Vocacional. “Cristo vive! Somos suas testemunhas” e “Eu vi o Senhor! (Jo 20, 18)” são, respectivamente, tema e lema que acompanharão os fiéis no período.

Nesse primeiro final de semana, dias 6 e 7 de agosto, em que os Ministros Ordenados estiveram em destaque, os seminaristas da Diocese de São José do Rio Preto também retomaram a atuação nas Paróquias da região após o período de férias. A iniciativa faz parte de um processo contínuo de formação conhecido como estágio pastoral.

Na última semana, dia 2 de agosto, os padres que acolhem esses seminaristas participaram de reunião no Centro de Estudos Sagrado Coração de Jesus. O bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, presidiu a reunião com o foco no fortalecimento das diretrizes para o bom aproveitamento do tempo de permanência dos candidatos ao Diaconato e ao Presbiterado nas Paróquias. O reitor do Seminário Maior, padre Leonel Brabo, igualmente ofereceu indicativos.

Ainda durante o encontro, teve início a articulação em prol da formulação do calendário de atividades para o Seminário em 2023. Segundo o coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, o diálogo é importante para que o estágio seja bem aproveitado. “É preciso manter uma linguagem comum que favoreça essa experiência tão rica na vida dos nossos seminaristas”, concluiu o presbítero.

 

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.