Missa de posse de dom Vilar será marcada pela simplicidade. Coral reunirá vozes de diversas Paróquias

Missa de posse de dom Vilar será marcada pela simplicidade. Coral reunirá vozes de diversas Paróquias

06/02/2022 Off Por SEDICOM

Na agenda dos Diocesanos uma data está triplamente sinalizada com muito carinho: 19 de março. No dia dedicado ao Esposo de Maria, aniversário da cidade de São José do Rio Preto, o 6º bispo da história dessa Igreja Particular tomará posse. Dom Vilar será acolhido em Celebração Eucarística, na Catedral, às nove horas da manhã.

Considerando a importância do momento e para que a acolhida dedicada a cardeais, arcebispos, bispos, padres, diáconos, religiosos e Povo de Deus seja realizada com cordialidade, uma comissão foi constituída e já trabalha em diversas frentes; contando com indicativos do coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo. Todas as ações, porém, seguem um indicativo: fazer com que tudo seja o mais simples possível! “Estamos completamente à disposição e acatamos aquilo que vocês organizarem”, disse dom Vilar à Comissão Organizadora no dia 27 de janeiro, durante encontro com os padres da Diocese de São José do Rio Preto; momento nominado pelo religioso como “quebra-gelo”.

Divulgação

Na última semana, a partir do chanceler do Bispado, padre Júlio César Sanches Lázaro, começaram a ser enviados os convites para a Missa de Posse; nesse primeiro momento de forma eletrônica. Muitas lideranças já expõe o material em perfis nas redes sociais. A versão impressa, que alcançará religiosos e autoridades civis em todo o Brasil, está em fase de acabamento.

Na pessoa de Maurício Martins, diretor técnico da Rádio Interativa FM, uma série de tratativas foram iniciadas com Emissoras de toda a região. A meta é formar, dia 19 de março, uma grande cadeia de transmissão para a veiculação da Celebração Eucarística. O Vigário Geral da Diocese de São José do Rio Preto, padre Edvaldo Calazans, ficou encarregado de visitar a REDEVIDA de Televisão para firmar o compromisso de veiculação também pela TV.

Ainda no contexto da divulgação e acolhida ao novo bispo, dom Vilar atenderá a imprensa em uma coletiva organizada para o dia 18 de março, véspera da posse. Veículos igualmente serão acolhidos na Catedral para os registros do encontro. Também a cobertura fotográfica será realizada de forma “colegiada”, a partir da união de fotógrafos da Região.

Questões Práticas

Duas outras comissões, vitais para a plena recepção dos convidados, também já se organizam. Acolhida e alimentação estarão à disposição de todos os presentes para facilitar o acesso à Catedral de São José, bem como para garantir o conforto no retorno às localidades de origem. Cardápio está sendo preparado para otimizar a distribuição de lanche para os Diocesanos. Os padres Fábio Aparecido da Silva Dungue, da Paróquia Jesus Bom Pastor e São Sebastião, e Valdinei Lobo de Almeida, da Paróquia São João Batista e Santuário das Almas, são os responsáveis por essas áreas.

Ação de Graças

Considerando que em 19 de março a cidade de São José do Rio Preto celebrará 170 anos de sua fundação, a Diocese de São José do Rio Preto comunicará a Prefeitura da Missa de Posse do novo bispo para que, ao menos na área central, o Poder Público não programe a realização de outros eventos para evitar a aglomeração e dificuldades de acesso por conta da grande quantidade de veículos (inclusive ônibus) que se espera receber de outras cidades.

Comunhão

Durante a reunião realizada com a Comissão Organizadora, o padre Alexandre Ferreira dos Santos, que é o Cerimoniário Diocesano, apresentou modelos de casulas que serão indicadas aos padres. A veste litúrgica, que igualmente será usada em outras Celebrações do Clero, contou com indicações litúrgicas do padre Carlos Eduardo Nascimento.

O padre Alexandre também partilhou uma bonita iniciativa: para a Missa de Posse de dom Vilar, um grande coral formado por representações de diversas paróquias está sendo formado.  O primeiro ensaio aconteceu no sábado, 5 de fevereiro. Até o momento, 57 pessoas já estão inseridas no grupo.

TEXTO
André Botelho
Jornalista/ Comissão
Diocesana de Pastoral

FOTOS
André Botelho / Divulgação

Compartilhe: