Moção Nº 94/2017

Moção Nº 94/2017

Moção de REPÚDIO ao SESC RIO PRETO pela apresentação da encenação de autoria da dramaturgia britânica Jo Clifford, intitulada “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que traz Jesus Cristo à contemporaneidade na pele de uma mulher transgênero.

Infeliz e desrespeitosa foi a iniciativa do SESC RIO PRETO em estrear a montagem dirigida por Natalia Mallo, sobre a obra de autoria da dramaturga britânica Jo Clifford, intitulada “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que por sua vez traz Jesus Cristo na pele de uma mulher transgênero.

A obra apresenta a interpretação de Jesus conjugando elementos políticos como travesti. Esta identidade de gênero marginalizada é alegada pela autora como papel chave no espetáculo, que, segunda ela, busca a transformação do olhar diante  do grupo LGBT e a construção de uma sociedade mais justa e tolerante.

“O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” estreou na Escócia em 2009 sob ameaças de censura e de ataque à autora.

Nesta mostra o SESC afirma promover releituras de conhecidas histórias bíblicas, como “O Bom Samaritano”, “A semente de mostarda” e “A Mulher Adúltera”, justificando propor reflexão sobre a opressão e intolerância aos transgêneros e outras minorias e buscando valores cristãos como amor, perdão e aceitação.

Absurda é a desconstrução da contemporaneidade, facilmente constatada numa modernidade líquida, onde valores sólidos tais como “católica fervorosa” se mistura com “ativista transgênero”, sendo absolutamente incompatíveis à luz do cristianismo, e diluindo a divindade em nome de uma reflexão bizarra.

Não se trata de discussão religiosa ou de gênero, mas sim da busca do respeito aos transgêneros através do desrespeito aos cristãos.

Vivemos tempos em que questões e abordagens políticas se valem da arte para mostrar sua pior face, sem se importar com o conceito de arte, de onde vem e tudo o que traz.

Esse tipo de espetáculo de horror, que por vezes choca toda a sociedade, não é arte, mas sim a visão deturpada dos que buscam se estabelecer ou fazer-se digerir pela polêmica, não pela profundidade, competência ou respeito.

Esse tipo de manifestação banal, desrespeitosa e pífia, dissona de toda e qualquer referência de arte que se sedimentou no tempo até meados do século XX, quando os reconhecidos e eternizados artistas buscavam inspirações no bom, no belo e no divino, não no mal, no tosco e no maligno.

Esses infelizes não têm o direito de se ocultar sobre o manto nobre da arte para profanar qualquer divindade!

Por todo o exposto

REQUEIRO, nos termos regimentais, ouvido o soberano Plenário, que seja aprovada a Moção de REPÚDIO ao SESC RIO PRETO pela apresentação da encenação de autoria da dramaturga britânica Jo Clifford, intitulada “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que traz Jesus Cristo à contemporaneidade na pele de uma mulher transgênero.

SALA DAS SESSÕES “DEPUTADO BADY BASSIT”

São José do Rio Preto, 15 de setembro de 2017
Ver. FÁBIO MARCONDES
Líder do Partido da República

__________________________________________

 

V. Revma.
DOM TOMÉ FERREIRA DA SILVA
BISPO DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

OFÍCIO GP JCS – Nº 127/ 2017

São José do Rio Preto, 27 de setembro de 2017

Venho por meio deste, encaminhar a Vossa Reverendíssima, cópia da Moção de Repúdio ao SESC RIO PRETO Nº 94/2017, protocolada no dia 15 de setembro de 2017 e aprovada na 30ª Sessão Ordinária de 19 de setembro de 2017, na qual, por unanimidade por parte dos vereadores desta Casa Legislativa, manifestam sentimento de reprovação pela apresentação da encenação de autoria da dramaturga britânica Jo Clifford, intitulada “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que traz Jesus Cristo à contemporaneidade na pele de uma mulher transgênero.

Diante do acima exposto, coloco este gabinete a vossa disposição para outros esclarecimentos caso julgue necessário, aproveitando a oportunidade para renovar protestos de elevada estima, consideração e respeito.

Atenciosamente,

CEL PM JEAN CHARLES O. D. SERBETO
Presidente da Câmara

Deixe um comentário