Nascimento do CHARIS

Discurso do Cardeal Kevin Farrell ao CHARIS: Nascimento do CHARIS e Importância para a RCC

Publicado em 17 de junho de 2019 por cernebrasil

O nascimento do CHARIS e sua importância para a Renovação Carismática Católica
Cardeal Kevin Farrell · Prefeito de Dicastério para Leigos, Família e Vida

Introdução

Estou grato por esta oportunidade de vir e falar diante de tantos líderes na Renovação Carismática Católica sobre a visão que trouxe CHARIS à existência e sobre porque o CHARIS é importante para o futuro da Renovação Carismática e para a Igreja. Em particular, gostaria de agradecer a Jean-Luc Moens, o Moderador do CHARIS e ao Frei Raniero Cantalamessa OFM, o Assistente Eclesiástico, bem como cumprimentar os membros do Serviço Internacional de Comunhão.

CHARIS: uma iniciativa papal

Quando se fala dos primórdios do CHARIS, a primeira coisa a salientar é que a ideia vem diretamente do próprio Papa Francisco. Acho que ele surpreendeu quase todo mundo quando escreveu aos Presidentes do ICCRS e da Fraternidade Católica em 2015 pedindo-lhes, inicialmente, que refletissem sobre as vantagens de formar um único serviço para a Renovação Carismática Católica em todo o mundo, e então, em uma segunda carta, pedindo-lhes para entrar ativamente no processo que levou à criação do CHARIS.

Penso que é claro para todos nós que o principal objetivo do Santo Padre não era organizacional, mas pastoral. É como um bom pastor que ele acompanhou o processo desde o primeiro dia. Posso lhes dizer que, durante o período de três anos que antecedeu o estabelecimento do CHARIS, o Santo Padre me pediu freqüentemente notícias sobre como o projeto estava progredindo.

Um momento especial na história da renovação carismática

As cartas do Papa Francisco sobre o CHARIS dizem claramente que o testemunho que a Renovação Carismática dá à Igreja é mais eficaz quando é um testemunho de unidade e de serviço, que aqueles que lideram devem lutar por isto e que é absolutamente necessário fortalecer a unidade na Renovação Carismática Internacional. Ele também salienta que estamos atualmente em um momento especial na história da Renovação Carismática Católica; depois de cinquenta anos, é um bom momento para fazer um balanço das coisas e pensar honestamente sobre a melhor maneira de servir ao Senhor e à sua Igreja.

Não devemos nos surpreender que o Santo Padre tenha idéias muito específicas sobre o papel da Renovação Carismática Católica porque ele mesmo explicou que, como Bispo, lentamente passou a apreciar o crescimento de uma vida cristã autêntica que o Batismo no Espírito Santo traz; no final de seu tempo como Arcebispo de Buenos Aires, ele foi também o delegado da Conferência Episcopal da Argentina para a Renovação Carismática Católica. [1] .A visão que o Papa Francisco estabelece para a Renovação Carismática Católica e os desafios que ele estabeleceu para seus líderes e para seus membros fazem parte do modo como o Papa Francisco exerce o carisma de Pedro, e de como ele procura cumprir sua missão como Pastor da Igreja Universal.

O que o Papa pede da Renovação Carismática Católica hoje e para o futuro requer que ela se entenda como um instrumento pastoral a serviço do Sucessor de Pedro. Isso significa que devemos entrar com profunda docilidade em um entendimento de que a Renovação Carismática Católica não pertence aos seus membros, mas sim à Igreja. Isso pode nos surpreender: afinal, a Renovação não foi uma iniciativa episcopal ou pontifícia. A Renovação Carismática realmente cresceu de baixo para cima, de pessoa para pessoa, através de uma série de iniciativas privadas, movidas pelo Espírito, como um incêndio florestal impulsionado por um poderoso vento.

É um cumprimento do desejo de Jesus: “Eu vim para incendiar a terra, e gostaria que ela já estivesse aceso” (Lc 12, 49). E, no entanto, muitas vezes é assim que o Espírito move a Igreja: mudando a vida das pessoas através de um encontro pessoal com Ele, obrigando os Pastores a tomar conhecimento: a discernir e, depois, confirmar a presença do Espírito e encorajar Sua obra divina. Há exemplos disso em toda a história da Igreja. Basta considerar a vida de Francisco de Assis, leigo que permitiu a Deus moldar sua vida e, ao fazê-lo, lançou a centelha de uma profunda renovação da Igreja cujos frutos ainda são visíveis hoje. De fato, quando o Papa Francisco fala da Renovação Carismática Católica como uma “Corrente de graça” [2] , recorda-nos como o então cardeal Ratzinger falou do dom que foi dado à Igreja pela docilidade de Francisco de Assis. [3] .Sim, existem ordens e comunidades franciscanas, mas há uma corrente espiritual que as envolve e as ultrapassa, e que se torna patrimônio de toda a Igreja. Da mesma forma, a Renovação Carismática Católica deu origem a comunidades e institutos específicos, mas essa corrente de graça vai além deles, e não pertence a nenhum deles.

O Papa Francisco exorta, portanto, a Renovação a entrar numa maturidade eclesial cada vez mais profunda em relação à sua identidade e missão , e o CHARIS é o instrumento dado a serviço desse processo de maturidade.A Renovação Carismática Católica, por causa desta identidade eclesial, recebe a confirmação de sua identidade dos Pastores da Igreja.

O amadurecimento gradual da Renovação Carismática Católica e sua identidade eclesial é algo que todos os Romanos Pontífices que conheceram a Renovação encorajaram e acompanharam.

São Paulo VI, dirigindo-se ao Congresso Carismático Internacional em Roma em 1975, apresentou um autêntico discernimento eclesial ao afirmar ser, a Renovação Carismática Católica, como “uma oportunidade para a Igreja e para o mundo”. [4] , e sublinhou três princípios de discernimento estabelecidos por São Paulo, a fim de melhor “examinar tudo e reter o que é bom” (I Tess.5,12). Esses princípios são:

Fidelidade à doutrina autêntica da fé – se algo contradiz a fé, não vem do Espírito;
Dar prioridade aos dons superiores – os dons superiores são aqueles dons dados a serviço do bem comum;
A busca da caridade – porque somente o amor une todos os dons e os aperfeiçoa (Cl 3, 14).
Quando São João Paulo II falou aos participantes da Quarta Conferência Internacional de Líderes em 1981, ele repetiu esses princípios como sendo fundamentais para aqueles que lideram a Renovação Carismática Católica e observou como, desde 1975, os líderes da Renovação já haviam “desenvolvido uma visão eclesial mais abrangente e […] feito esforços para tornar essa visão cada vez mais uma realidade para aqueles que dependem de suas orientações ” [5] .

Foi também São João Paulo II, durante o Grande Jubileu do ano 2000, em uma mensagem ao Encontro Mundial da Renovação Carismática Católica, que convocou a Renovação Carismática – e as comunidades dentro Renovação em particular – a avançar para uma maior maturidade eclesial, encarregando a liderança internacional de ajudar a desenvolver ainda mais essa consciência eclesial [6] .

Quando o Papa Bento XVI falou em um encontro de Renovação Carismática Católica na véspera do Pentecostes de 2012, convidou-os a acolher o poder do Espírito Santo para “crescer em confiança e em abandono à sua vontade, em fidelidade à nossa vocação e no compromisso de se tornar adultos na fé, na esperança e na caridade, […] maduros e responsáveis, […] humildes e servos diante de Deus ” [7] .Para essa maturidade, ele sublinhou a importância de um exercício “humilde e desinteressado” dos dons para o bem comum, construindo solidamente sobre a rocha da Palavra de Deus (Mateus 7, 24-25), e guiados nisto pela docilidade ao Magistério da Igreja [8] .

É evidente que esse caminho de maturidade eclesial, como afirma o Papa Francisco, está entrando em uma nova fase e o CHARIS é um instrumento desejado pelo Santo Padre para este fim. Ao anoitecer, no Circo Máximo, durante o Jubileu de Ouro de 2017, o Santo Padre convidou a todos nós dizendo: “Desejo-lhes um momento de reflexão, de recordação de suas origens; um tempo para deixar para trás todas as coisas acrescentadas pelo eu, e transformá-las em escuta e alegria da ação do Espírito Santo ” [9] .

A Renovação hoje é uma força espiritual que permeia a vida de milhões de pessoas através de seu batismo individual e da Efusão do Espírito Santo, bem como uma forma organizada de apostolado; isto também assume tarefas e missões que vão além da autonomia que os fiéis têm para se organizar para evangelizar e buscar a santidade. A Renovação Carismática Católica, nesse sentido, recebe sua missão da Igreja. De maneira muito específica, é o Santo Padre, o Papa Francisco, que, em nossos dias, deu indicações claras do que é essa missão. É por causa da missão eclesial investida na Renovação Carismática Católica que o Papa Francisco inspirou a criação do CHARIS. Além disso, é por causa da natureza pública desta missão eclesial que o CHARIS tem sido dotado de personalidade jurídica pública.

Então, qual é essa missão?

O Santo Padre disse à Renovação Carismática Católica que toda a Igreja precisa de sua ajuda para viver o Evangelho. Quando o Santo Padre fala à Renovação Carismática Católica ele aborda ao mesmo tempo toda e cada pessoa que compartilha dessa corrente de graça e também aqueles que desempenham papéis de liderança, porque todos são responsáveis, cada um de acordo com sua própria situação e papel, de como a Renovação serve a Igreja.

O CHARIS se destina a estar ao serviço de todas estas pessoas e grupos, de forma a ajudá-los a responder a estas expectativas:

1) O Santo Padre espera uma conversão pessoal permanente ao amor de Jesus, testemunhado em uma vida alicerçada no Evangelho e consistente com ele. [10] .

Para esta conversão pessoal, devemos notar que ela flui do Batismo no Espírito Santo e do encontro pessoal com Cristo. Todos nós sabemos que a adesão ao Evangelho não é, antes de mais nada, um esforço moral de obediência, mas sim uma disposição de, uma e outra vez, escolher o discipulado.

2) Ele espera que compartilhemos com todas as pessoas da Igreja a graça do Batismo no Espírito Santo. [11] .

3) Ele espera que nós evangelizemos usando a Palavra de Deus para proclamar que Jesus é o Senhor e que o seu amor é para todas as pessoas. [12] .

Já fizemos memória de quando, em 2012, o Papa Bento XVI disse-nos para construir nossa casa sobre a rocha que é a Palavra de Deus (Mateus 7, 24-25) o que exige docilidade ao Magistério da Igreja. Ele leva isso adiante quando diz, na mesma ocasião: “Portanto, é necessário formar as consciências à luz da Palavra de Deus e assim dar firmeza e verdadeira maturidade; a Palavra de Deus da qual todo projeto eclesial e humano extrai sentido e impulso, também para edificar a cidade terrestre (Sl 127, 1). As almas das instituições devem ser renovadas e a história deve se tornar fértil com as sementes da nova vida ” [13] .

Durante o Grande Jubileu do ano 2000, São João Paulo II exortou a Renovação Carismática: “Sempre busquem a Cristo! Busquem-on na meditação da Palavra de Deus, busquem-no nos sacramentos, busquem-no em oração, busquem-no no testemunho de seus irmãos e irmãs ” [14] .Em seu convite para voltar ao essencial do que a Renovação recebeu, o Papa Francisco nos exorta a redescobrir a Palavra de Deus como nosso primeiro amor. “Nos primeiros dias, eles costumavam dizer que vocês carismáticos sempre carregavam uma Bíblia, o Novo Testamento […] Vocês ainda carregam um hoje? […] Se não, voltem a esse primeiro amor ” [15] .

4) Ele espera que sejamos um povo de oração e louvor [16] .

5) Ele espera que nos aproximemos dos pobres e dos necessitados [17] .

O Papa Francisco exorta a Renovação a ficar perto dos pobres. Ele diz: “Em sua carne vocês tocarão a carne ferida de Cristo” [18] .Embora essa insistência tenha surpreendido algumas pessoas, ela esteve sempre presente no que os Papas pediram à Renovação Carismática Católica. Em 1975, São Paulo VI disse: “Não há limites para o desafio do amor: os pobres, os necessitados, os aflitos e os que sofrem em todo o mundo (e perto de vocês): todos clamam a vocês, como irmãos e irmãs de Cristo, pedindo provas do seu amor, pedindo a Palavra de Deus, pedindo pão, pedindo vida ” [19] .São João Paulo II, em 2000, disse: “Sirvam Cristo nas pessoas próximas a vocês, sirvam-no nos pobres, sirvam-no nas necessidades da Igreja. Deixem-se guiar verdadeiramente pelo Espírito! Amem a Igreja [20] .Ao amar os pobres e cuidar seus corpos feridos, amamos a Cristo. Além disso, se formos dóceis ao Espírito Santo, podemos decidir dar a esses gestos concretos um significado adicional como gestos de amor à Igreja. Na reunião do Jubileu de Ouro no Circo Máximo, o Papa Francisco lembrou-nos que o testemunho da primeira comunidade cristã em Jerusalém é que “não havia uma pessoa necessitada entre eles” (Atos 4: 34), e esse Batismo no Espírito, o louvor e o serviço de nossos irmãos e irmãs estão “indissoluvelmente unidos”.

6) Ele espera que nós dêmos um testemunho de ecumenismo espiritual, como algo devido aos nossos irmãos e irmãs em outras Igrejas e comunidades eclesiais. [21] .

No Circo Máximo, o Papa Francisco identificou a Renovação Carismática Católica como um instrumento de escolha da Igreja em seu esforço ecumênico. É sinal da providência de Deus que a mesma renovação da experiência de Pentecostes tenha surgido em todas as Igrejas e Comunidades eclesiais. Existe, portanto, uma experiência espiritual compartilhada através da Renovação Carismática para os Cristãos de todas as denominações. A Renovação Carismática é providencialmente colocada como uma experiência que une os cristãos: nasceu como algo ecumênico [22] .No amadurecimento de sua identidade eclesial, a Renovação Carismática Católica é chamada pelo Papa Francisco a participar da sua tarefa, como o sucessor de Pedro, de reconciliar as Igrejas Cristãs e Comunidades, ‘para que todos possam ser um’.Na mesma noite, o Frei Cantalamessa nos lembrou que esse caminho ecumênico de amor poderia começar imediatamente: cada pessoa pode fazer isso agora. Ao mesmo tempo, ele continuou, a experiência espiritual compartilhada dos Cristãos em Renovação Carismática fornece um contexto no qual irmãos e irmãs que compartilham o mesmo Espírito podem se esforçar para “falar a verdade em amor” sobre as questões que nos separam, e desta maneira esforçarem-se pela unidade cristã.Claramente, com o Papa Francisco envolvendo a Renovação Carismática Católica neste esforço ecumênico institucional, há um ônus no CHARIS para promover, discernir e ajudar a moldar como a Renovação participa disto. Como dizia já São João Paulo II em 1981: “Estejamos confiantes de que, se nos rendermos à obra da genuína renovação no Espírito, este mesmo Espírito Santo trará à luz a estratégia do ecumenismo e virá à realidade a nossa esperança” que todos sejam verdadeiramente um em Cristo. [23]

7) Ele espera que busquemos e promovamos a unidade dentro da Renovação Carismática Católica, porque tal unidade é o sinal do Espírito. [24] .

O CHARIS acompanhará a Renovação enquanto ora e se esforça para deixar o Espírito Santo descer novamente, como em um novo Pentecostes. Parafraseando o Papa Francisco no domingo de Pentecostes de 2017: o Espírito repousando em cada pessoa e depois reunindo todos juntos em comunhão, dando novos dons a cada pessoa e reunindo todos em unidade, o mesmo Espírito criando unidade e diversidade. É nesta lógica que o CHARIS servirá a Renovação Carismática Católica a serviço de todas as expressões de Renovação, dando apoio, proporcionando treinamento e formação, ajudando no discernimento, encorajando a missão e ajudando aqueles que servem em todos os níveis a evitar as tentações recorrentes de buscar diversidade sem unidade e de buscar unidade sem diversidade.

O CHARIS procurará maneiras de encorajar todas as pessoas que compartilham as graças do Batismo no Espírito Santo a aceitar uma responsabilidade pessoal como homens e mulheres de comunhão, onde a renovada experiência de “perdão recebido e perdão dado” torna novos os corações e nos edifica como novas pessoas para o serviço do Senhor [25] .Como Ezequiel profetizou: “Eu te darei um novo coração e porei um novo espírito em ti; Eu removerei de ti teu coração de pedra e te darei um coração de carne. E vou colocar o meu Espírito em ti e mover-te para seguir meus decretos e ter cuidado para manter minhas leis. […] Tu serás o meu povo e eu serei o teu Deus ”(Ez. 36, 26-28).

Conselhos aos Líderes

Por favor, permitam-me terminar com algumas considerações especificamente para aqueles entre vocês que são líderes na Renovação Carismática Católica. Tomo emprestado vários pontos de São João Paulo II, falando a pessoas como vocês em 1981, pois eles nos ajudam a entender como, dentro do CHARIS, cada um de nós é chamado para ser um servo.

Em primeiro lugar, “O papel do líder é, em primeiro lugar, dar o exemplo da oração […] com esperança confiante, com solicitude cuidadosa, cabe ao líder garantir que o multiforme patrimônio da vida de oração da Igreja seja conhecido e experimentado por aqueles que buscam a renovação espiritual ”.

Em segundo lugar, vocês devem se preocupar em prover alimento sólido para a nutrição espiritual, através do “partir do pão” da verdadeira doutrina. O amor pela palavra revelada de Deus, escrita sob a direção do Espírito Santo, é um penhor de seu desejo de ‘permanecer firme no Evangelho’ pregado pelos Apóstolos ”[…] Cuide-se, então, que como líderes vocês procurem uma sólida formação teológica projetada para assegurar a vocês, e para todos que dependem da orientação de vocês, uma compreensão madura e completa da palavra de Deus. ‘Que a palavra de Cristo, rica como é, habite em vós. Em sabedoria perfeita, instruí e admoestai-vos uns aos outros ”(Cl 3, 16-17)”.

“Em terceiro lugar, como líderes na Renovação, vocês devem tomar a iniciativa de construir laços de confiança e cooperação com os Bispos, que têm a responsabilidade pastoral na providência de Deus para pastorear todo o corpo de Cristo, incluindo a Renovação Carismática. Mesmo quando eles não compartilham com vocês as formas de oração que vocês descobriram como tão enriquecedoras, eles levarão a sério seu desejo de renovação espiritual para si e para a Igreja ”. [26]

Por favor, permitam-me um último ponto.

Fazer um balanço do que recebemos e analisar o que deve ser feito para o futuro exige que planejemos uma nova geração de líderes. Uma das funções da boa liderança é a capacidade de planejar um tempo em que os outros devem vir à tona e, como o precursor João Batista, devemos diminuir e abrir caminho (João 3, 30). Na Igreja, isso é uma exigência de boa saúde, e é por isso que os Estatutos do CHARIS incluem referências claras à renovação de nossas equipes de liderança. [27] .Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium , o Papa Francisco refere-se a várias tentações entre os que servem na Igreja.Entre outros pontos, ele fala do desafio de proporcionar aos jovens um sentimento de pertença em nossas comunidades e estruturas.Ele observa que o Espírito Santo “abre novos caminhos para atender às suas expectativas e à busca de uma profunda espiritualidade” [28] , então o desafio para a Renovação Carismática Católica é o de tornar as comunidades existentes lugares onde nós permitimos que os jovens nos conduzam em santidade e missão.

Conclusão

Minhas reflexões hoje fizeram pouca menção a Maria, mas quando falamos de vida no Espírito Santo ela raramente está longe. Minha oração por todos nós é que possamos aprender com ela, neste Pentecostes e em todo Pentecostes, como melhor receber o Espírito Santo e nos tornar discípulos. No final das contas, esta é a razão para o CHARIS.

[1] Francis, Discurso aos participantes na 37ª Convocação nacional da Renovação no Espírito Santo, Estádio Olímpico, Roma, 1º de junho de 2014 (daqui em diante, Estádio Olímpico).

[2] Francis, Vigília de Pentecostes e Oração Ecumênica por ocasião do Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica, Circus Maximus, em Roma, 3 de junho de 2017 (daqui em diante Circus Maximus); Francis, o estádio olímpico .

[3] J. Ratzinger, “Os movimentos eclesiais: uma reflexão teológica sobre a sua posição na Igreja”, no Pontifício Consilium pro Laicis, Movimentos na Igreja , Atas do Congresso Mundial dos Movimentos Eclesiais (Roma, 27-29). Maio de 1998) (Vaticano: Libreria Editrice Vaticana, 1999) 23-51.

[4] Paulo VI, Discurso aos participantes do 3º Congresso Internacional da Renovação Carismática Católica, Roma, 19 de maio de 1975.

[5] João Paulo II, Discurso aos participantes na Conferência da Renovação Carismática Católica, Roma, 7 de Maio de 1981 (daqui em diante, Leaders 1981) Líderes Fourth internacionais.

[6] João Paulo II, Mensagem para Renovação Carismática Católica, 24 de abril de 2000 (daqui em diante, Mensagem 2000).

[7] Bento XVI, Discurso aos participantes do encontro, promovido pela Renovação no Espírito , Praça de São Pedro, 26 de maio de 2012 (doravante, Bento XVI , 2012 ).

[8] Ibidem .

[9] Francis, Circo Máximo .

[10] Francis, estádio olímpico .

[11] Francisco Circo Máximo; Francis, o estádio olímpico. .

[12] Francis, estádio olímpico .

[13] Ibidem .

[14] João Paulo II, Mensagem 2000.

[15] Francis, Estádio Olímpico

[16] Francisco Circo Máximo ; Bento XVI, 2012.

[17] Ibidem .

[18] Ibidem .

[19] Paulo VI, 1975; também citado em: João Paulo II, Líderes 1981.

[20] João Paulo II, Mensagem 2000.

[21] Ibidem .

[22] Francis, Circo Máximo.

[23] João Paulo II, Líderes 1981.

[24] Francis, estádio olímpico; Francis, Circo Máximo .

[25] Francis, Santa Missa na Solenidade de Pentecostes, Praça de São Pedro, 4 de junho de 2017.

[26] Todos: João Paulo II, Líderes 1981.

[27] CHARIS, Estatutos, arts. 10 e 14.

[28] Francis, Exort Evangelii Gaudium, 24 th Novembro de 2013, não.105

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