Nomeação para o Brasil

O Papa Francisco nomeou nesta quarta-feira, 10 de junho, dom Francisco Cota de Oliveira, atualmente bispo auxiliar na arquidiocese de Curitiba (PR), como bispo titular da diocese de Sete Lagoas (MG) em substituição a dom Aloísio Jorge Pena Vitral, o quinto bispo da diocese.

 

Novo bispo de Sete Lagoas

Dom Francisco Cota é natural de Onça do Pitangui (MG). Nasceu no dia 05 de agosto de 1969. Cursou Filosofia na Pontifícia Universidade Católica de Belo Horizonte (1992-1994) e Teologia no Instituto Dom João Rezende Costa (1995-1998).

Foi ordenado sacerdote no dia 1º de agosto de 1999, pela imposição das mãos de dom José Belvino do Nascimento, bispo emérito de Divinópolis (MG). Nos 18 anos de sacerdócio, dom Francisco trabalhou em três paróquias da diocese de Divinópolis.

No dia 7 de junho de 2017 foi nomeado bispo titular de Fiorentino e auxiliar de Curitiba. Sua ordenação episcopal ocorreu no dia 26 de agosto desse mesmo ano. Dom Francisco é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e assume o lema episcopal: “Veni ut serviam”, Vim para Servir.

 

Dom Aloísio Vitral

Novo bispo emérito

Com a decisão do Papa, dom Aloísio Vitral, que é natural do Rio de Janeiro (RJ) torna-se agora bispo emérito de Sete Lagoas. Com a aceitação da renúncia pelo Papa, o bispo emérito fica, então, desobrigado das funções concernentes ao governo de sua diocese, mas permanece no exercício de seu ministério episcopal durante toda a vida.

 

Fonte: CNBB

____________________

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  55  =  62