Novo Bispo auxiliar de São Paulo

Ordenação Episcopal vai decorrer na Catedral Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga no próximo dia 15 de março às 19h30

Na última sexta-feira (08/02) o Monsenhor José Benedito Cardoso, eleito Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, recebeu a cruz peitoral e o solidéu. A imposição das primeiras insígnias episcopais foi realizada por Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, bispo diocesano de Itapetininga, na Paróquia São Roque, em Itapetininga (SP).

A celebração contou com a presença de padres, diáconos permanentes, religiosas e seminaristas de nossa diocese, além dos paroquianos, fieis, familiares e amigos.

Logo após a procissão de entrada, Dom Gorgônio motivou a entrada do Monsenhor Cardoso pela nave central, juntamente com sua mãe, Clarisse Ramos de Almeida, que levava em mãos as duas insígnias, numa bandeja dourada.

No altar, Dom Gorgônio abençoou e aspergiu com água benta os sinais distintivos do episcopado. Em seguida, impôs a cruz peitoral e o solidéu ao Monsenhor. A partir desse momento, Dom Gorgônio cedeu a presidência e o Mons. Cardoso passou a presidir a celebração.

Em sua homilia, Dom Gorgônio acolheu e cumprimentou todos os presentes na celebração. Segundo o Bispo de Itapetininga, o chamado ao Episcopado é surpreendente “pois, para o sacerdócio o vocacionado faz uma longa caminhada de preparação para assumir a missão; já o chamado a ser bispo é acontece através da Nunciatura Apostólica do Brasil, por meio da escolha do Santo Padre, o Papa Francisco”.

Para Dom Gorgônio, o Monsenhor Cardoso apenas reafirmou o seu “sim” diante de Deus ao Papa Francisco quando aceitou esta nova missão. “O mesmo sim que deu no sacerdócio e foi amadurecido nesta Paróquia por meio da sua entrega, do seu amor, do serviço, da disponibilidade com que cuidou do povo de Deus. Que ele possa assumir essa nova missão sem medo, porque é Deus que nos capacita para a missão, precisamos confiar n’Ele e seguir sem medo”, afirmou.

Antes da benção final, Monsenhor José Benedito Cardoso fez um agradecimento a todos, recordou sua vida sacerdotal e falou sobre a missão do Bispo a partir do que o Papa Francisco espera. Em seguida, apresentou oficialmente seu Brasão Episcopal e o seu Lema, discorrendo sobre o significado de cada um deles.
Os membros da Comunidade Santa Cruz (distrito do Tupy), que anteriormente pertencia à Paróquia São Roque e passaram a fazer da Paróquia Senhor Bom Jesus e São Roque, eram responsáveis pela liturgia e música da Celebração. Ao final da Missa, fizeram uma linda homenagem, a qual foi concluída com uma música composta pelo Pe. Carlos Eduardo de Oliveira em homenagem ao bispo eleito. Por fim, a Comunidade Santa Cruz presentou o novo prelado com uma mitra episcopal.

O Monsenhor Cardoso recebeu também uma homenagem da Câmara Municipal de Angatuba, sua cidade de origem. Ele foi presenteado com uma placa e a moção de congratulação por sua nomeação a Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo.

Com informações da Assessoria de Comunicação. Foto: Pascom/Paróquia São Roque/Itapetininga

Fonte: CNBB REGIONAL SUL 1

Deixe um comentário