Novos Mariólogos para o Brasil

Em Aparecida, em pleno Ano do Laicato, cerca de trinta leigos concluíram as exigências acadêmicas para receber o certificado de Especialistas em Mariologia, uma área da Teologia Sistemática.

Vinícius da Silva Paiva – Aparecida

Na noite dessa quarta-feira, 18 de julho de 2018, no Centro de Reuniões Santo Afonso de Ligório, em Aparecida, em pleno Ano do Laicato, cerca de trinta leigos concluíram as exigências acadêmicas para receber o certificado de Especialistas em Mariologia, uma área da Teologia Sistemática. Uma das primeiras pós-graduações nessa área foi possível graças ao esforço conjunto da Faculdade Dehoniana, de Taubaté e da Academia Marial de Aparecida, sob a batuta do coordenador Pe. João Carlos Almeida, conhecido popularmente como Padre Joãozinho, que elaborou o Projeto Pedagógico e coordenou a sua implantação em quatro módulos intensivos em 2017-2018. Trata-se de uma pós-graduação lato sensu que oferece um certificado reconhecido pelo MEC.

Corpo docente

Esse ousado e inédito projeto acadêmico contou desde o início com o apoio e a benção apostólica de Dom Raymundo Damasceno, hoje bispo emérito de Aparecida e, na sequência, de Dom Orlando Brandes, seu sucessor e atual presidente da Academia Marial de Aparecida. O corpo docente foi formado por renomados professores de Mariologia como Fr. Clodovis Boff, Ir. Afonso Murad, Pe. Marcial Maçaneiro, Lúcia Pedrosa, Lina Boff, Pe. Alexandre Awi, entre outros, todos mestres e doutores. Alunos e alunas de diversas partes do Brasil e diferentes realidades eclesiais contribuíram para o sucesso dessa especialização. Um detalhe interessante é que mais da metade dos alunos é leiga, em sua grande maioria mulheres.

Em uma cerimônia solene, cheia de fé e emoção, esses novos Mariólogos assumiram a missão de se tornarem protagonistas de um novo tempo em que a Igreja no Brasil, nas várias dioceses onde estão inseridos, poderá contar com professores qualificados especialistas em Mariologia. Dos 51 concluintes da Pós-graduação, 30 são leigos, 19 presbíteros, 1 irmão religioso e 1 diácono permanente. Vários estados brasileiros estão representados, do Rio Grande do Sul ao Amapá, o que demonstra a diversidade e alcance do curso.

Continuidade dos estudos mariológicos

Ao se concluir a formação dessa primeira turma, uma segunda turma já iniciou sua jornada, consolidando assim a continuidade dos estudos mariológicos no Brasil, que tem no Santuário Nacional de Aparecida seu epicentro acadêmico. A casa da Mãe é também sua “escola onde se descobre o compromisso concreto que Cristo espera de cada um”, como disse São João Paulo II (Homilia em 08/03/2003). Esses novos Mariólogos do Brasil são um sinal de que a Virgem Mãe e Mestra continua formando seus filhos.

Presente nestes dias em Roma para o Capítulo Geral dos Dehonianos, Padre Joazinho, que conversou com Vatican News:

Deixe um comentário