O Batismo de Jesus revela a união Trinitária

Hoje, segunda-feira, 8 de janeiro, a liturgia da Igreja celebra a Festa do Batismo do Senhor. O Tempo do Natal, iniciado no Advento, termina com essa celebração que dá início ao Tempo Comum. 

O Padre Carlos Eduardo Nascimento, pároco na Paróquia Nossa Senhora Aparecida na cidade de Nova Aliança, explica sobre a Solenidade da Epifania do Senhor, celebrada ontem, 7, e o Batismo do Nosso Senhor Jesus, celebração do dia de hoje.

“A Epifania e o Batismo de Jesus servem como extensões da revelação da Luz e do conhecimento que vieram ao mundo através da encarnação de Jesus no Natal. A adoração dos Magos é um sinal de que a Luz de Cristo veio para o mundo inteiro e, através do Batismo de Jesus, o amor de Deus é revelado como um relacionamento trinitário”, informa o padre. 

O presbítero esclarece que a temporada da Epifania termina na terça-feira de Carnaval, 13 de fevereiro, antes da Quarta-feira de Cinzas. Nesse período os fiéis crescem na consciência do significado de toda a vida de Jesus e se preparam para o Tempo Quaresmal. 

O sacerdote conclui apresentando as tradições que ocorrem nessas liturgias como a festa de Folia de Reis, A renovação do nosso batismo e a marcação na porta da entrada na casa.

“Neste ano a marcação no batente superior na porta da entrada é ‘20+C+B+B+24’. Essa série de números representa o ano novo, o símbolo da Cruz  representa a Cristo e as letras são iniciais dos magos “Caspar, Baltasar e Belchior” como também o acrônimo para uma bênção latina,  “Cristo abençoe esta casa”.

 

TEXTO E ARTE
Maria Clara Barbosa
Interativa Fm