Congresso Missionário Americano

 

Contagem regressiva para o CAM V na Bolívia

Os Congressos Missionários Americanos (CAM) têm suas origens nos Congressos Missionários Latino-Americanos (COMLA), nascidos por inspiração e promoção das Pontifícias Obras Missionárias (POM), organizados em colaboração com as Conferências Episcopais, com as Igrejas particulares e com todos os organismos e as realidades missionárias do continente.

Cidade do Vaticano

O quinto Congresso Missionário Americano (CAM 5), terá lugar em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia) de 9 a 14 julho de 2018 com o tema “A América em missão, o Evangelho é alegria!” O Santo Padre nomeou o cardeal Fernando Filoni, prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, seu Enviado Especial às celebrações do quinto CAM 5.

Os Congressos Missionários Americanos (CAM) têm suas origens nos Congressos Missionários Latino-Americanos (COMLA), nascidos por inspiração e promoção das Pontifícias Obras Missionárias (POM), organizados em colaboração com as Conferências Episcopais, com as Igrejas particulares e com todos os organismos e as realidades missionárias do continente.

O COMLA, por sua vez, foi precedido pelos Congressos Missionários Nacionais do México. Em 1977, este país celebrou o VII Congresso Missionário Nacional na cidade de Torreón. A presença de cardeal Agnelo Rossi, então Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, e das delegações dos vários países da América Latina, conferiram a este Congresso um caráter continental, sendo considerado, portanto, o primeiro COMLA. Dos COMLA e depois dos CAM resultaram importantes decisões para o compromisso missionário Ad Gentes da Igreja Americana.

O primeiro Congresso Missionário Latino-americano (COMLA 1)

Foi celebrado em Torreón (México) de 20 a 23 de novembro de 1977, com o tema “A salvação universal, compromisso do México”. No final dos trabalhos, três resoluções foram tomadas: a fundação de um Centro Latino-americano de animação missionária em Guadalupe; um maior compromisso com o cuidado pastoral das vocações missionárias leigas sem descuidar das pastorais e da vida consagrada; a instituição em todas as dioceses das Pontifícias Obras Missionárias.

Segundo Congresso Missionário Latino-Americano (COMLA 2)

Realizou-se em Tlaxcala, também no México, de 17 a 22 de maio de 1983, sobre o tema “Junto com Maria, Missionários de Cristo”. Neste congresso, foi oficializada a sigla COMLA.

Entre as decisões adotadas , o apoio ao serviço missionário dos sacerdotes “Fidei donum”: “As Igrejas particulares podem enviar alguns de seus sacerdotes para as Igrejas particulares que tem necessidade, como expressão de comunhão e de participação na evangelização do mundo. Pedimos sinceramente aos nossos sacerdotes que se ofereçam generosamente para trabalhar nas missões e que os bispos promovam e favoreçam este serviço eclesial”.

“Além disso, os Institutos religiosos nascidos na América Latina, abençoados por numerosas vocações, foram convidados a assumir “algum compromisso nas Missões de outros continentes”.
Finalmente, foi solicitado o estabelecimento de “um Seminário ou um Instituto para Missões Estrangeiras em nível continental”.

Terceiro Congresso Missionário Latino-Americano (COMLA 3)

Realizou-se na capital colombiana de Bogotá de 5 a 8 de julho de 1987, sobre o tema “América, o teu momento de evangelização chegou”.

“A América é chamada a ser um continente da esperança missionária. Deve e poderá sê-lo, apesar de sua pobreza, mensageiros que anunciam o Evangelho a todas as nações, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê”, exortava o Papa João Paulo II em sua mensagem aos participantes.

Das reflexões e dos debates dos participantes e dos trabalhos de grupo, resultou uma série de sugestões e propostas convergentes sobre o compromisso missionário e sobre particulares iniciativas missionárias a serem adotadas, destinadas a todos os componentes da Igreja no continente, em particular para solicitar o compromisso missionário dos leigos.

O quarto congresso missionário latino-americano (COMLA 4)

Realizou-se em Lima (Peru) de 3 a 9 de fevereiro de 1991, sobre o tema “América Latina, da sua fé envia missionários”.

Na mensagem final do COMLA 4, intitulado “A fé é fortalecida, doando-a”, afirmava-se: “A vitalidade de nossas Igrejas irá crescer na medida em que o envio de missionários para além das próprias fronteiras se integre como uma preocupação constante no planejamento de suas atividades apostólica”.

O principal fruto deste COMLA foi o aumento da consciência missionária das nações latino-americanas através do envio das primeiras equipes missionárias ad gentes.

O quinto congresso missionário latino-americano (COMLA 5)

Realizou-se de 18 a 23 de julho de 1995 em Belo Horizonte (Brasil), sobre o tema: “O Evangelho nas Culturas. Caminho de Vida e de Esperança”. O Santo Padre João Paulo II em sua mensagem ao COMLA V afirmava: “A missão que Jesus confiou aos seus discípulos e a toda a Igreja, nos apresenta hoje três grandes desafios na América Latina: o encontro do Evangelho com as culturas indígenas, afro-americanas e mestiças, a nova evangelização e a missão ad gentes … Em resposta a estes desafios, as comunidades eclesiais da América Latina devem perseguir com decisão a opção preferencial pelos pobres e marginalizados”.

O Cardeal Jozef Tomko, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos, Legado Pontifício, em sua exortação final reiterou que “para a América Latina, é chegada a hora de levar a fé aos povos que ainda não conhecem Cristo, com coragem e entusiasmo, na certeza absoluta de que a fé é fortalecida quando é dada”. “Chegou a hora não por um ato de boa vontade, de generosidade ou em virtude de uma opção preferencial, mas para que a América Latina e o Caribe coloquem-se decididamente em marcha pelo caminho da evangelização ad gentes, e isto representa hoje a principal e mais importante missão atribuída aos sinais dos tempos”.

Para maiores informações sobre o encontro, entre no site das POM, no link: https://www.pom.org.br/5o-congresso-missionario-americano/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  30  =  32