Oficial

BRASAO DIOCESE

Nota da Diocese de São José do Rio Preto sobre a peça de teatro:
“O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu” apresentada no SESC-Rio Preto no dia 16 de setembro de 2017

A comunidade de fé na Diocese de São José do Rio Preto manifesta desagrado diante do espetáculo. A liberdade de expressão é uma garantia intrínseca ao conceito de democracia. E como todo direito fundamental, a liberdade de expressão admite limites. Precisamos reconhecer que para assegurar a paz entre as pessoas religiosas, os Estados e todas as instituições da sociedade devem evitar a difusão de informações que ofendam gratuitamente o outro e, sobretudo, que não contribuam, de qualquer modo, para o debate público.

Muitos cristãos se sentem desrespeitados e ofendidos quando se usa a imagem da pessoa de Jesus Cristo, ou dos símbolos religiosos vinculados ao cristianismo, desconforme a representação da verdade religiosa aceita pela tradição da mesma.

As convicções religiosas tocam os sentimentos mais íntimos de uma pessoa. Assim, representações de objetos de veneração religiosa ou discursos que ofendam os principais dogmas religiosos acabam por tocar as “sensibilidades” das pessoas, considerando tais atos desconformes a representação da verdade religiosa como blasfêmia ou injúria religiosa.

Não podemos permitir que ofensas aos sentimentos religiosos dos crentes acabem por violar o espírito de tolerância que deve caracterizar uma sociedade democrática. A liberdade de expressão não pode se privar da ética e do respeito às crenças.

Continuemos trabalhando com os valores cristãos contrários a qualquer forma de intolerância.

São José do Rio Preto, 18 de setembro de 2017.
Setor de Comunicação da Diocese de São José do Rio Preto – SP

Deixe um comentário