Oração e solidariedade: Papa recebe primeiro-ministro do Líbano

Oração e solidariedade: Papa recebe primeiro-ministro do Líbano

25/11/2021 Off Por José - Setor de Comunicação

Vatican News

“O Líbano é um país, uma mensagem e também uma promessa pela qual lutar”: palavras do Papa Francisco ao receber esta manhã, no Vaticano, o primeiro-ministro do Líbano, Najib Mikati.

O Pontífice dirigiu algumas palavras à delegação libanesa após a tradicional troca de dons, afirmando que o País dos Cedros passou momentos ruins e difíceis e garantiu a sua oração, a sua proximidade e o seu empenho para que tome forma um esforço comum para ajudar o Líbano a se reerguer.

Por fim, citou o trecho do Evangelho em que Jesus vai até à casa de Jairo e, segurando a filha morta pela mão, diz a ela para se levantar. Francisco então acrescentou: “Senhor Deus, pegue o Líbano pela mão e diga-lhe: Levanta-te!”.

Antes da despedida, houve um momento de oração silenciosa.

Os momentos difíceis aos quais o Santo Padre se referiu foram às crises econômica, política e social vividas nos últimos anos pela população. Outro episódio que feriu a nação foi a explosão no porto de Beirute.

De fato, o presente do primeiro-ministro ao Papa foi singular: um tijolo da Igreja melquita de São Salvador, que foi gravemente danificada pela explosão em 4 de agosto de 2020. Várias vezes Francisco manifestou a intenção de visitar o Líbano assim que as condições o permitirem.

Santa Sé e Líbano

Depois da audiência, a delegação libanesa se reuniu com o secretário de Estado, card. Pietro Parolin, acompanhado do secretário das Relações com os Estados, dom Paul Richard Gallagher.

No decorrer dos colóquios, foram destacadas as históricas relações entre a Santa Sé e o Líbano e o importante papel que a Igreja católica desempenha no país. Fez-se referência à situação atual que o povo libanês está vivendo, sobretudo no que diz respeito à crise política e às condições socioeconômicas, auspiciando que a justiça, as necessárias reformas e o amparo da comunidade internacional ajudem a estabilizar o País dos Cedros.

Material retirado do site: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-11/papa-francisco-recebe-primeiro-ministro-libano.html Clique aqui para acessar

Compartilhe: