Pacto global: economia e educação

Entre as prioridades do Papa em 2020, a economia e a educação

Reprodução

“The Economy of Francesco” e “Reconstruir o Pacto Educativo Global” são dois encontros internacionais convocados pelo Papa Francisco em março e maio deste ano. Veja como participar!

Bianca Fraccalvieri – Cidade do Vaticano

Economia e educação: o Papa Francisco convocou dois eventos internacionais para o primeiro semestre de 2020.

A cidade de Assis, a cerca de 200 km de Roma, acolhe de 26 a 28 de março o encontro “The Economy of Francesco”, direcionado a jovens economistas e empreendedores de todo o mundo.

Ao convidar os jovens, a finalidade do Santo Padre é “encontrar quem hoje está se formando e está iniciando a estudar e praticar uma economia diferente, que faz viver e não mata, que inclui e não exclui, humaniza e não desumaniza, cuida da criação e não a depressa. Um evento que nos ajude a estar juntos e a nos conhecer, e nos conduza a fazer um ‘pacto’ para mudar a economia atual e dar uma alma à economia de amanhã”.

Há um site disponível em inglês e italiano, com todas as informações para quem deseja participar. Do Brasil, alguns jovens já confirmaram presença, como por exemplo Gabriel Marquim, da Comunidade dos Viventes.

Transformar a história em maneira positiva

O segundo grande evento é o “Reconstruir o Pacto Educativo Global”, que será realizado no dia 14 de maio na Sala Paulo VI, no Vaticano.

Desta vez, o convite é dirigido a todos os profissionais que atuam no campo educativo para “promover juntos e ativar, através de um pacto educativo comum, as dinâmicas que converem um sentido à história e a transformam de maneira positiva”.

“Um encontro para reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, capaz de escuta paciente, diálogo construtivo e mútua compreensão. Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações e contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna”, escreve o Papa Francisco em sua mensagem.

Também neste caso foi criado um portal, em inglês e italiano, com as principais informações. Para participar, será necessário preencher um módulo que estará disponível no site a partir do próximo mês de fevereiro.

Fonte: Vatican News

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  +  44  =  46