Padre Valdinei comenta sobre a Folia de Reis

Após o Natal do Nosso Senhor Jesus, no dia 25 de dezembro, a liturgia ainda reflete sobre o nascimento do Menino Deus. Epifania, Reisado, Festa de Santos Reis ou Folia de Reis é a festa que celebramos no dia de hoje, 6, que tem caráter tanto cultural como religioso.

No âmbito cultural é uma festa popular folclórica, que ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro, com visitas nas casas durante estes dias, comemorado em muitas regiões do Brasil. Já no âmbito religioso, é celebrado a Epifania do Senhor: a manifestação de Jesus Cristo a todos os povos, através da visita de Gaspar, Baltazar, e Melchior.

O padre Valdinei de Lobo Almeida, da Paróquia São João Batista e Santuário das Almas, diretor da Rádio Interativa FM, explica que o contexto desta solenidade está registrado no Evangelho de São Mateus, capítulo dois.

“Esses Três Reis Magos, guiados pela estrela do oriente, levaram presentes bem significativos ao Menino Deus: o ouro, mostrando que o Menino é rei; o incenso, que simboliza a origem divina, o menino é Deus; e a mirra que simboliza a humanidade de Cristo – Ele é Homem”, explica o sacerdote.