Padres da Diocese encerram encontro de atualização teológica

Chegou ao fim na quinta-feira, 22 de setembro, a atualização do Clero da Diocese de São José do Rio Preto. O encontro, que aconteceu em Agudos/SP, contou com a participação de Dom Antonio Emidio Vilar, sdb. O religioso, já na manhã seguinte, seguirá para o Vaticano onde participa da Visita Ad Limina Apostolorum com os bispos do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Programação
Considerada a acolhida, na segunda-feira, 19 de setembro, os padres iniciaram as atividades com a Santa Missa; na manhã de terça. Merece destaque a realização de momentos comunitários de oração e de convivência; o que garantiu o fortalecimento da fraternidade presbiteral.

Sob a orientação do padre Ronaldo Zacharias, sdb, foi apresentado o tema “Integração Afetivo-sexual: Ministério Presbiteral e sexualidade”. Segundo o coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, as exposições trouxeram informações importantes para o exercício do Ministério.

Coube, igualmente, ao padre Luiz Caputo assessorar Dom Vilar na realização de “noite pastoral”. O encontro favoreceu a partilha de metas para a caminhada da Diocese. Algumas ações futuras foram partilhadas: os padres Natalício Nascimento dos Santos e Fernando Salzillo Pereira falaram do encontro, em 9 de outubro, das Comunidades Eclesiais Missionárias (celebrando os 25 anos da Rede de Comunidades). O padre Alexandre Ferreira dos Santos também sensibilizou os presentes acerca da formação regional em Liturgia. Almoço na quinta-feira, 22 de setembro, marcou o encerramento da programação.

Planejamento
A Pastoral Presbiteral da Diocese de São José do Rio Preto está recebendo grande incentivo: o estatuto que rege o grupo está passando por reformulação. Também já estão sendo alinhadas as ações para 2023: o retiro anual realizado em duas etapas e uma nova edição da Atualização Teológica. Os padres Marcos Figueira e Edvaldo Rosário Calazans seguirão alinhando as iniciativas.

 TEXTO
André Botelho
Jornalista / Assessoria de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto

FOTOS
Pe. Paulo Castro
Pe. Alexandre Ferreira dos Santos
(Colaboração)

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.