Papa: “a Quaresma tem como meta uma transfiguração, pessoal e eclesial”

“Ascese quaresmal, itinerário sinodal”. Esse é o tema da mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2023. Para ampliar o entendimento, “ascese” é um conjunto de práticas e comportamentos em vista de um bem maior. O significado, apresentado em sua maneira mais simples, ganha profundidade a partir da reflexão do Pontífice e a partilha de seus indicativos: “não refugiar-se numa religiosidade feita de acontecimentos extraordinários, de sugestivas experiências, levados pelo medo de encarar a realidade com as suas fadigas diárias, as suas durezas e contradições. A luz que Jesus mostra aos seus discípulos é uma antecipação da glória pascal, e é rumo a esta que se torna necessário caminhar seguindo «apenas Jesus e mais ninguém». A Quaresma orienta-se para a Páscoa: o «retiro» não é um fim em si mesmo, mas prepara-nos para viver – com fé, esperança e amor – a paixão e a cruz, a fim de chegarmos à ressurreição“, escreveu o Papa.

Francisco completa a mensagem à luz do Sínodo. “Também o percurso sinodal não nos deve iludir quanto ao termo de chegada, que não é quando Deus nos dá a graça de algumas experiências fortes de comunhão, pois aí o Senhor também nos repete: «Levantai-vos e não tenhais medo». Desçamos à planície e que a graça experimentada nos sustente para sermos artesãos de sinodalidade na vida ordinária das nossas comunidades“.

 

Leia, na sequência, a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma 2023.

TEXTO | ARTE 
André Botelho
Jornalista / Assessor de Imprensa
Diocese de São José do Rio Preto