Paróquia Maria, Mãe de Deus – São José do Rio Preto

História

Jardim Primavera II e Jardim Yolanda (as terras do Jardim Yolanda pertenciam ao senhor Luíz Della Rovere – 1924) eram pequenos bairros desta cidade, e por estarem situados entre duas rodovias, tinham poucas possibilidades de crescimento e desenvolvimento. Muitas pessoas brincavam com os pretendentes ou já moradores, dizendo que eram “bairros que não vão para frente” ou mesmo “ali não vai chegar nem TV a Cabo”.

Até então tudo era muito difícil, as ruas não tinham asfalto, não existiam comércios no local, tudo o que os moradores precisavam, tinham que buscar longe, em outros bairros da cidade. Foi nesta mesma época que a prefeitura municipal, na gestão do prefeito, Professor Manoel Antunes, cedeu em doação, à Cáritas Diocesana, um terreno para que a mesma pudesse construir ali uma obra da Igreja Católica em 28/11/1986.

Passados quase dois anos da doação, e sem que se começasse qualquer construção, nossos irmãos Presbiterianos, começaram a pleitear junto a prefeitura, a posse do terreno. Foi quando o Padre Jarbas e o Bispo Diocesano na época, Dom José, com o auxilio de alguns moradores, deram início ao trabalho de formação da Comunidade. Mais ou menos nos anos 1988/1989.

A pedra fundamental desta obra foi o cruzeiro, cuja cruz veio de uma velha Capelinha localizada às margens da antiga estrada boiadeira que, depois de restaurada, foi afixada a uma base de alvenaria. As primeiras missas foram realizadas próximas a este cruzeiro, sobre carrocerias de caminhões, ou mesmo dentro da carroceria de um caminhão baú, quando chovia. Tempos depois tiveram início as obras para a construção da Capela, a qual recebeu o nome de Capela Imaculada Conceição, da Paróquia da Vila Maceno, na época do padre Jarbas Brandini Dutra.

Já com as paredes semiconstruídas, as missas começaram a ser celebradas no seu interior, em um “puxadinho” improvisado. Batizados e primeira eucaristia também começaram a ser realizados na capela. Coincidência ou não, algumas pessoas acreditam que foi a partir do início da construção da capela e formação da comunidade, que o Jardim Yolanda, começou a se desenvolver, e de maneira assustadora.

Este crescimento favorável trouxe muitos benefícios para os moradores como escola, indústrias, empresas comerciais, prestadoras de serviços, além do surgimento de outros bairros ao seu redor, inclusive bairros e condomínios de alto padrão. Hoje este pedaço de terra, que era desprezado por muitos, está localizado em uma das áreas mais nobres da cidade. Posteriormente, o bairro teve a grande honra de receber a construção e instalação da Rede Vida de Televisão, que contribuiu ainda mais para o desenvolvimento da comunidade.

Mais ou menos dezessete anos se passaram desde o início da formação da comunidade e, neste período, fazendo parte da Paróquia Santo Antônio de Lisboa, as pessoas desta comunidade nunca mediram esforços, a qualquer dia ou hora, para manter acesa a chama da fé.

Nesse mesmo período, passaram por aqui vários padres, sendo eles, Pe. Jarbas, Pe. Torrente, Monsenhor Castro, Pe. José Luís, Pe. Leonel, Pe. Antônio, Pe. Nilson e por último Pe. José Carlos, além de muitos outros que vieram suprir ausências para não deixar a comunidade desamparada. Ficamos como capela até o ano de 2004.

Em 04/12/2004 recebemos uma ótima notícia, uma graça: a nomeação do Pe. Alessandro Lopes, no cargo de “administrador” da Reitoria, posteriormente criada em 03/01/2005, ainda com o título de Imaculada Conceição, conforme o decreto de criação feito pelo bispo D. Orani João Tempesta, O.Cist.

A partir daí, com a graça de Deus, formamos uma comunidade unida pela oração e todos foram se envolvendo com os trabalhos realizados na Reitoria, sempre com o desejo de ser um sinal forte da presença de Deus na vida dos nossos irmãos. Realizamos missas em honra ao Sagrado Coração de Jesus, em sufrágio pela alma de Sua Santidade o Papa João Paulo II, homenagem ao Pe. Alessandro (três meses de Reitoria), homenagem às mães com a coroação de Nossa Senhora e também as missas móveis nas comunidades Vinhola (Capela São Félix), São Luíz Gonzaga e Bela Vista III. Iniciamos também o nosso Grupo de Oração Emanuel, fizemos vigília de Pentecostes, começamos também o atendimento psicológico a todos os necessitados e houve entrega das chaves do Condomínio Primavera.

Recebemos a visita de Dom Orani que ficou surpreso com tantas mudanças e com o crescimento da comunidade, desde sua última visita. Em 05/11/2005 foi realizado o primeiro casamento na nossa Reitoria: Ricardo e Fernanda se uniram perante Deus. Continuamos a crescer. As bênçãos e graças cada vez mais sendo derramadas sobre nossa comunidade.
Em 24/05/2006 pelo decreto de criação de D. Paulo Mendes Peixoto foi instalada a paróquia Maria Mãe de Deus e Pe. Alessandro foi nomeado Pároco da nossa Paróquia. Houve uma mudança no padroeiro da comunidade por necessidades pastorais, visto que já havia na cidade uma paróquia com o título de Imaculada Conceição. Então, consultada a comunidade, foi escolhida como padroeira a Virgem Maria, com o título Maria Mãe de Deus.

 

Horário de Missa

Matriz

Segunda, Terça, Quinta e Sexta-feira 6:20h e às 19h,
Sábado às 18h,
Domingo às 10h, 11:45h e às 19h.

Capela Cristo Sacerdote

Domingo Às 8h.

Agerip

Sábado às 14:30h

Endereço

Matriz

Rua Prof. Maria Faria de Vasconcelos, 650 – Jardim Yolanda

Capela Cristo Sacerdote

Rua Totonho de Mello, 10 – Morada Campestre

Padre/Diácono

Padre Alessandro Lopes

Secretaria Paroquial

Horário de atendimento:

Segunda à Sexta-feira das 9h às 12h e das 14h às 18:30h,
Sábados das 8h às 12h.

Telefone: (17) 3224-6011

WhatsApp: (17) 98138-2350

Confissões

Agendamento na secretaria paroquial.

SOCIAL