Paróquia Menino Jesus de Praga/SJRP

Paróquia Menino Jesus de Praga/SJRP

02/08/2021 Off Por Clara Souza

História

Data da Fundação:

25/01/1998

História da Entidade:

Tudo começou em 1976, quando o bispo diocesano Dom José de Aquino Pereira, hoje bispo emérito, idealizou uma paróquia no bairro São Manoel, um bairro que já dava sinais de um povoamento intenso, devido ao Hospital de Base, Faculdade de Medicina e moradias de médicos e estudantes, na sua maioria. A intenção era desmembrar este setor da cidade da Paróquia Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Redentora. Os moradores católicos tinham de se deslocar até aquele bairro para receber os sacramentos e assistir às missas. Em uma sexta-feira de 1986, a ideia começa a tomar forma, quando dom José convida o comerciante Hélio João Rodrigues para assumir a responsabilidade da construção do novo templo. Eram necessários recursos financeiros, local e gente interessada em trabalhar.

A partir desta proposta, a casa de Hélio Rodrigues, na rua José Urias Fortes, passou a ser a sede de missas, celebradas toda quinta-feira por dom José ou pelo pe. Carlos Bracci, hoje falecido. O primeiro passo foi formar uma comissão para a construção. Vários moradores tomaram conhecimento da obra que estava para nascer. Muitos dos que participaram dessa comissão, ainda hoje estão à frente de pastorais e movimentos nessa comunidade. O terreno, na confluência das ruas Adib Buchala com Teodoro Demonte foi doado pela Prefeitura, na gestão do professor Manoel Antunes. Dezoito meses depois foi celebrada a primeira missa campal às 20 horas do dia 25 de outubro de 1987 e lançada à pedra fundamental.

Depois de muitas campanhas, quermesses, sorteios, suor e trabalho, o prédio começo a ser erguido. O salão paroquial ficou pronto primeiro e durante 11 anos foi usado para as missas, que eram celebradas pelos padres Jarbas Brandini Dutra, João Serafim, Carlos Bracci e Mário. No dia 27 de março de 1997, uma quinta-feira Santa, foi celebrada a primeira missa no novo templo, presidida por dom José e concelebrada pelo Pe. Serafim. Em 25 de janeiro de 1998, houve a criação e inauguração da Paróquia Menino Jesus de Praga, na rua Teodoro Demonte, 465, pelo bispo Dom Orani João Tempesta.

Horário de Missa

Segunda-feira à quinta-feira: 19h30
Sábado: 19h
Domingo: 10h, 18h e 19h30

1ª Sexta-feira do mês: 19h30

Endereço

Rua Teodoro Demonte, 465, São Manoel

15091-260

São José do Rio Preto / SP

Padre/Vigário


Padre Silvio Roberto dos Santos (Pároco)


Padre Octavio Berti Junior (Vigário)

 

Diácono

Diácono Aristides Pereira dos Santos

 

Secretaria Paroquial

Telefone:

(17) 3304-6020

Secretária:

Mariana de Oliveira Cabral

Segunda á Sexta: 08h ás 11h30 e das 13h ás 17h

Sábado: 08h ás 12h

Confissões

Agendamentos na secretaria paroquial

 

Obras Sociais

Compartilhe: