Paróquia Nossa Senhora Santíssimo Sacramento – São José do Rio Preto

 

História

Data da Fundação:

02/06/1940

História da Entidade:

PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DO MONTE SERRAT, CRIADA POR DECRETO DE DOM LAFAYETTE LIBANIO, BISPO DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, EM 02 DE JUNHO DE 1940.

1 – INICIO

No segundo “Livro Tombo” da Paróquia de São José do Rio Preto – Fls 7 há o seguinte relato: “aos oito de maio de 1925 por escritura pública passada no cartório do 2º. Ofício dessa cidade de São José do Rio Preto, foi doado ao Patrimônio de Nossa Senhora do Monte Serrat (sic) pelo senhor Lino José de Seixas e sua mulher Dª. Beatriz de Carvalho Seixas um terreno calculado em duas datas mais ou menos, situado no Bairro do Cemitério Velho desta cidade, o qual se divide por um lado com o prolongamento da rua Bernardino de Campos, onde mede sessenta e oito metros, de outro lado com o Cemitério Velho, medindo nesta parte trinta e três metros, de outro lado dividindo com os doadores, medindo trinta e três metros, e, finalmente do outro lado, dividindo com o prolongamento da rua Antonio Olimpio, onde mede sessenta e oito metros. Esta doação tem o valor de 500$000 e foi registrada sob o nº. 28.568/1928 no livro de “Transcrição de Imóveis”.
Existe no largo da Matriz da nova paróquia da Vila Maceno uma velha capelinha, localizada aí por orientação dos Revmos Monges Beneditinos, que então dirigiam a paróquia de São José do Rio Preto. Foram eles que dotaram a Capela com o título de “Nossa Senhora do Monte Serrat”. É a Ordem de São Bento que, desde há muitos séculos, têm a ser cargo o celebérrimo e histórico templo de Nossa Senhora do Monte Serrat, na Espanha. Talvez seja essa a razão para a implantação desta devoção no Bairro Vila Maceno.
Esta Capela foi construída em1925, sob a direção de uma comissão chefiada pelo Sr Lino José de Seixas. Aos 28 de Junho desse mesmo ano, foi inaugurada a Capela, sendo batizada pelo então Vigário da Paróquia de Rio Preto, D. Plácido Neblisht, O.S.B.
Na ocasião foi dada a benção ao sino da nova Capela e instalado um Centro de Catecismo. Esta benção da nova Capela foi comemorada com uma Novena festiva, durante a qual havia diariamente dois sermões: um pela manhã e outro à tarde, pregados pelos Revmos Padres Beneditos. O movimento de piedade em torno dessa devoção à Maria Santíssima, sob o título de “Monte Serrat”, crescia dia-a-dia. Embora não houvesse com freqüência ali atos litúrgicos solenes ou qualquer outra cerimônia importante, inúmeros fiéis, do Bairro e de toda cidade, afluíam à Capela, com devoção e freqüência. O grande acúmulo de velas, que ali acendiam em homenagem a Santíssima Virgem, causou, após um dia de festa na Capelinha, um incêndio que a arruinou muito. E assim ficou abandonada por algum tempo. Mais tarde, por ordem do Revmo Vigário da Paróquia fez-se a restauração da Capela, estando a frente do movimento uma comissão chefiada por D. Ana Meireles, antiga moradora do Bairro. Reformada a Capela, foi-lhe ofertada a imagem de Nossa Senhora do Monte Serrat, por Dª. Avelina C. Diniz. De sua casa saiu então, uma grande e piedosa procissão, transportando para a Capela a imagem da Padroeira, onde ficou entronizada definitivamente.
Em 1927, no Vigarato do Exmo Mons. Joaquim M. Gonçalves, foi nomeada a seguinte Comissão de Zeladores da Capela: João Bernardino, Virgilio Neves, Pedro Alves e Joaquim Ferreira.
Por acasião das Semanas Santas, durante vários anos, no Domingo de Ramos, para ali se dirigia a “Procissão de Depósito” de Nosso Senhor dos Passos, cuja imagem permanecia na Capela, sob a veneração dos fiéis do Bairro, até o momento da Procissão do Encontro, na Segunda Santa.
Depois da posse do 1º Bispo de Rio Preto, levantou-se a idéia da construção de um Asilo para velhos naquele bairro e ela foi logo concretizada. Sua Excia Revma cogitou também da construção de um Orfanato para meninas, cuja localização se fez ainda no Bairro da Vila Maceno. E estas instituições muito contribuíram para revigorar a vida do bairro.
O bairro, embora pouco favorecido quanto ao urbanismo, crescia, solidificando uma vida própria, vida esta mantida principalmente pela concorrência dos sitiantes, habitantes das três fazendas: Talhados, Felicidade e Rio Preto, retalhadas em pequenas propriedades agrícolas.
O olhar apostólico e paternal de Sua Excia Revma, o Sr Bispo Diocesano, fixou-se sobre aquela porção de seu rebanho. Pensou e delineou a criação de mais uma paróquia, desmembrando-a do Curato da Sé Catedral. E a semente ficou lançada. Em 1940, com a realização do 1º. Congresso Eucarístico Diocesano, Sua Excia Revma criou a nova paróquia considerando-a monumento comemorativo desse grande certame de fé eucarístico, dando a ela, por isso, um novo título: “Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento”, a qual se juntou ao primitivo: “Nossa Senhora do Monte Serrat”. E o decreto de criação da nova paróquia de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento de Monte Serrat saía a luz do dia no encerramento do Congresso Eucarístico, 3 de Junho de 1940.
Meses após, Sua Excia Revma reuniu no Asilo de São Vicente de Paulo, um grupo de moradores do Bairro, afim de dar início às Obras da recém criada paróquia. Transcreve-se aqui um trecho da ata histórica dessa reunião: “Aos vinte dias do mês de Outubro de mil novecentos e quarenta, nesta cidade de São José do Rio Preto, na sala nobre do Asilo São Vicente de Paulo, onde se realiza as reuniões ocupando a presidência Sua Excia Revma D. Lafayette Libanio, Bispo da Diocese, e também os senhores: Alfredo Boccucio, João Freire de Moura Junior, Francisco do Carmo Lisboa, Pedro Alves dos Santos, Ernesto Bruneli, Felício Ferreira, Antonio Borin, José Romieri, Antonio Buosi, Primo Matavelli, Elias Madi, José Miguel Arcanjo, Henrique Hernandez, José Ortunho Martinez, Manoel Dias dos Santos, Aurélio Gonçalves, Bechara Assed, Willian Reis Assad e Lino José de Seixas representado por seu filho: Irineu Fava. Foram tratados diversos assuntos, por Sua Excia Revma D. Lafayette Libanio e principalmente sobre a construção da igreja de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento de Monte Serrat”.
Em seguida, foi eleita a seguinte Diretoria para dirigir e angariar donativos para a construção da obra: Presidente Honorário D. Lafayette Libanio; Presidente Waldomiro Lopes da Silva (pai do atual Prefeito de São José do Rio Preto Dr Waldomiro Lopes da Silva Filho); Vice-Presidente Lino José de Seixas; Secretário Irineu Fava; Tesoureiro Felício Ferreira; Vogais Manoel Dias dos Santos, Alfredo Bocucio e José Ortunho Martinez.
Começa então a 2ª. fase dos trabalhos em torno da nova paróquia. Manda-se fazer uma planta da matriz provisória; inicia-se o angariamento de donativos e a Comissão tendo à frente, com edificante abnegação, os Srs.: Waldomiro Lopes da Silva e Felício Ferreira, em pouco tempo consegue mais de quinze milhões de cruzeiros, para o inicio da construção. Em meados de 1942, Sua Excia Revma entrega a organização da paróquia ao Pe. José Joaquim Gonçalves. Nessa época, a Comissão executiva das Obras faz um contrato de empreitada para a construção da matriz, com o Sr. Rafael Cherubini. Aos 30 dias de Junho os alicerces são rasgados. Aos 12 de Julho faz-se a solene trasladação das imagens da antiga Capelinha para o Asilo de São Vicente, onde ficariam até que a nova igreja matriz provisória pudesse recebê-la novamente. Dia-a-dia, a obra foi sendo levada avante, apesar das dificuldades provenientes do estado de guerra em que se vivia. Aos 16 de Novembro de 1942, à tarde, depois da benção da imagem de Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento, ofertada pelo Exmo. Bispo e depois de uma grandiosa procissão luminosa, foi instalada solenemente, por Sua Excia Revma D. Lafayette Libanio, a paróquia da Vila Maceno, com a presença de representantes das paróquias da Sé Catedral e da Boa Vista. Nessa mesma ocasião tomou posse no cargo de Pároco o Pe. José J. Gonçalves. A exultação daquele bom e generoso povo da Vila Maceno era indescritível ao ver a realização dos seus ideais; uma grande Benção de Deus, um dos maiores, senão o maior benefício que se poderia prestar a toda aquela região. Rendeu-se graças a Deus e ao Bispo Diocesano, pela feliz realização de tão valiosa iniciativa.

DADOS BIOGRÁFICOS DO PADRE JOSÉ JOAQUIM GONÇALVES – 1º. PÁROCO DE NOSSA SENHORA DO SANTÍSSIMO SACRAMENTO DE MONTE SERRAT.

Nasceu em Jaboticabal, aos 21 de Outubro de 1917. È filho de Antonio Maria Gonçalves e de D. Isaltina da Costa Gonçalves, ambos já falecidos. Fez seus estudos primários na Escola Paroquial de S. Carlos e no Ginásio S. Luiz de Jaboticabal. Em 1929 foi admitido no Seminário Menor de Campinas.
Em 1931 foi obrigado a deixar por algum tempo os estudos, devido ao seu estado de saúde. Nesse intervalo coincide a posse do 1º. Bispo de Rio Preto, que o admite como seminarista, devendo permanecer em Rio Preto, sob a orientação de seu tio Mons. Joaquim M. Gonçalves e fazer os seus estudos no Ginásio S. Joaquim, onde se bacharelou em 1934.
Em 1935 inicia seus estudos superiores no Seminário Central da Imaculada Conceição do Ipiranga em São Paulo, recebendo aos 6 de Março de 1938, a primeira Tonsura; aos 23 de Setembro de 1939, as Ordens menores de Ostiario e Leitor; aos 28 de fevereiro de 1940, as Ordens Menores de Exorcista e Acolito; aos 23 de Fevereiro de 1941 o Sagrado Subdiaconato; aos 8 de Março do mesmo ano o Diaconato; todas das mãos do Exmo e Revmo Sr. D. José Gaspar de A. e Silva.
Aos 8 de Dezembro de 1941, na Catedral de Rio Preto, Sua Excia Revma D. Lafayette Libanio, administra-lhe a Sagrada Ordem do Presbiterato. Aos 9 de Janeiro de 1942, toma posse do cargo de Secretário do Bispado.

2 – PADRES E RELIGIOSOS QUE FORAM PÁROCOS:

Pe. José Joaquim Gonçalves
Sacerdote Secular – Brasileiro
Em 12/11/1942

Pe. Armando Xgeert – A.A.
Sacerdote Assuncionista – Holandês.
Em 25/02/1945

Pe. Mateus Van Hekhlizen – A.A.
Sacerdote Assuncionista – Holandês
Em 19/04/1947

Pe. Teodoro Béa
Sacerdote Secular – de origem Espanhola.
Em 30/08/1949

Com. Victor Rodrigues de Assis
Sacerdote Secular – Brasileiro.
Em 30/12/1949

Pe. Emmanoel Wan Stoppen
Holandês
Em 10/02/1961

Frei Timóteo Maria de Porangaba
Franciscano
Em 29/01/1964 a 07/01/1966
Frei Ciro Maria R. Claro
Franciscano – Brasileiro.

Pe. Jarbas Brandini Dutra
Sacerdote Secular – Brasileiro
Em 09/08/1968

Pe. Aparecido Torrente
Sacerdote Secular – Brasileiro.
02/02/1991

Pe. Antonio Valdecir Dezidério
Em 27/03/1994

3 – ATIVIDADES PASTORAIS / RELIGIOSAS E SOCIAIS.

Pode-se dizer que o primeiro movimento religioso que marcou a vida da Paróquia foi a realização em 1940, do Congresso Eucarístico Diocesano, quando houve intensa participação dos moradores da Vila Maceno.
Outro evento que também fincou raízes foi o Congresso Eucarístico Provincial Mariano, em 1949. Alias, os marianos e a ordem terceira franciscana muito contribuíram para o crescimento da Paróquia e na propagação da fé.
O asilo para idosos e o orfanato para meninas criados por Dom Lafayette Libanio (em 1936), atualmente denominados respectivamente Lar São Vicente de Paulo e Lar de Fátima, continuam no território paroquial da Vila Maceno.
A solidariedade aos membros carentes desta comunidade recebe especial atenção através da distribuição de cestas básicas pelo Centro Comunitário Paroquial, que matem também uma farmácia com distribuição gratuita de medicamentos além de cursos profissionalizantes. Destaca- se também o atendimento da Pastoral da Criança, da Pessoa Idosa e da Saúde.
Buscando facilitar a ação evangelizadora e pastoral atualmente, a Paróquia está divida em 4 setores de Rede de Comunidades os quais são: Matriz, Anchieta, Seixas e Bordon onde atualmente contam com 35 pequenas comunidades.
A setorização teve inicio a partir da vinda das missões redentoristas em 1998 a convite do atual pároco, Pe. Valdecir. Cada setor tem um coordenador que semanalmente reúne as famílias (cada semana em uma casa diferente) para rezar, partilhar a Palavra de Deus, fazer novenas e principalmente a novena preparatória para o Natal.
Desde o ano passado (2009) a Paróquia promove a peregrinação à Capela de Bom Jesus dos Castores em Onda Verde, com missa no local.

4 – FESTIVIDADES

Teve inicio em 1976 nesta Paróquia a missa dos Motociclistas sob a orientação pastoral do Pe. Jarbas Brandini Dutra,com repercução nacional.
Todo primeiro domingo do mês de janeiro é celebrada missa em comemoração ao dia de Reis, com a participação da Companhia de Reis “Estrela do Oriente” de Poloni, que atrai devotos de toda a cidade.
A festa alusiva ao Dia da Padroeira é outro evento de grande destaque. O dia da Padroeira, 2º. Domingo do mês de agosto é comemorado além das festividades religiosas, com uma grande quermesse realizada na Praça em frente a Igreja, quando a comunidade paroquiana tem momentos de lazer e de confraternização.

 

Horário de Missa

Segunda-feira às 19h,

Terça-feira às 6:30h,

Quarta-feira às 15h,

Sábado às 18h,

Domingo às 7h, 9h e às 19h.

1ª Sexta-feira do Mês às 15h.

 

Endereço

Rua José Nogueira de Carvalho, 295 – Vila Maceno
São José do Rio Preto

Padre/Vigário

Secretaria Paroquial

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta-feira das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Sábado das 8h às 11h.

Telefone/WhatsApp: (17) 99123-4507

E-mail: paroquiavilamaceno@hotmail.com

 

Confissões

Antes das Missas ou com agendamento.

 

Obras Sociais