Paróquia Santa Mônica – São José do Rio Preto

História

Data da Fundação: 27/08/2023
“Tenham um só coração e uma só alma orientados a Deus” – Regra de Santo Agostinho. É com essa premissa apostólica além de um fundamento importante da Regra da Ordem de Santo que iniciou essa bonita caminhada de fé, com a força de uma comunidade unida tendo seus corações e almas orientados a Deus.
No ano de 1989 o então Bispo da Diocese de São José do Rio Preto, Dom José de Aquino Pereira, convida os padres das regiões mais afastadas do centro para uma reunião. Dentre os padres estava presente o Pároco da Paróquia Santa Rita de Cássia, o agostiniano Fr. Isaias Alonso Fernandes, o pioneiro na evangelização do recém criado bairro Cidade Jardim, que movido por um impulso missionário começa a reunir e mobilizar as pessoas para formar a primeira comunidade católica deste bairro.
A DOAÇÃO DO TERRENO de mais de 3.000m2 aconteceu no dia 22 de Fevereiro de 1989 pelo prefeito Antônio Figueiredo de Oliveira à Cáritas Diocesana, que através do Bispo, repassou aos Frades Agostinianos a missão de construir a primeira igreja do bairro e pastorear o povo de Deus.
A PRIMEIRA SANTA MISSA foi celebrada no dia 14 de Maio de 1989 às 17h30 pelo Fr. Isaias Alonso. A Celebração aconteceu na casa do casal Sra. Ivone (então secretaria do Colégio Agostiniano São José) e Sr. Claudemir, que generosamente cederam o espaço. As Missas continuaram a ser celebradas nas casas e depois por um tempo em barracões, tanto um que havia no início do bairro quanto um que havia no terreno próprio doado.
Já na casa do Sr. Ademir e Sra. Vanda, A PRIMEIRA COMISSÃO se reuniu e no mês de Julho de 89 algumas decisões foram tomadas entre elas:
– Definiram a construção de um salão no terreno doado;
– A realização de festas para arrecadação de fundos;
– E A ESCOLHA DO NOME DA PADROEIRA, sugerida pelo Fr. Isaias, que após explicar a história a todos os presentes, determinou-se que a comunidade teria como padroeira Santa Mônica, a mãe de Santo Agostinho.
No dia 27 de Agosto de 2000 o Fr. Ciriaco Madrigal, junto com os devotos de nossa comunidade, lançam A PEDRA FUNDAMENTAL da construção do novo templo dedicado a Santa Mônica. E em meados de 2010 as Missas já passam a ser realizada na nova igreja.
E no dia 27 de Agosto de 2023 aconteceu a Criação da Paróquia Santa Mônica pelo Bispo Dom Vilar, além da posse do primeiro pároco Fr. Rafael Manrique Arija e do vigário Fr. Júlio Fabiano Rodrigues Afonso, frades agostinianos da Província Agostiniana do Brasil.

Horário de Missa

Matriz

Quarta-Feira às 20h,

Sábado às 19h,

Domingo às 8h e 18h.

Todo dia 27 de cada mês às 20h
Obs: aos finais de semana segue horário das Missas.

Endereço

Rua Plinio Costantini, s/n – Cidade Jardim

Padre/Vigário

 

Frei Rafael Manrique Arija

 

Vigário Frei Júlio Fabiano Rodrigues Afonso

Secretaria Paroquial

Horário de Atendimento:

Segunda à Sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Sábado das 8h às 12h.

Telefone: (17)3364-8219

E-mail: paroquiasantamonica12@gmail.com

Confissões

Agendamento na Secretaria Paroquial

Fotos

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.