O “ide por todo o mundo e proclamai o Evangelho a toda a criatura” (Mc 16, 15) nunca se faz tão possível como agora. A tecnologia aproximou pessoas e se transformou em importante ferramenta também para a Igreja. Essa certeza é, igualmente, uma herança do Concílio Vaticano II, que já em 4 de dezembro de 1963 apresentou ao mundo o Decreto Inter Mirifica (o segundo dos 16 documentos aprovados à época). A publicação, entre outros marcos, firmou a Solenidade da Ascensão do Senhor como Dia Mundial das Comunicações Sociais; que conta com mensagem publicada, todos os anos, em 24 de janeiro (festa de São Francisco de Sales, patrono dos jornalistas).
Nesse contexto e com a certeza da importância da comunicação para a animação pastoral na Diocese de São José do Rio Preto, foi realizada na manhã de segunda-feira, 17 de janeiro, o primeiro encontro dos coordenadores da Pascom Diocesana com o Assessor do Grupo: Fabiano Tane e André Botelho dialogaram com o seminarista (e futuro diácono) Paulo Castro. Será deles a responsabilidade de fortalecer a espiritualidade, garantir a formação e favorecer a organização da Pastoral em todas as Comunidades. A articulação das iniciativas, hoje isoladas, é outro desafio.
Novidade
Apoiados no alcance do Sistema Diocesano de Comunicação (que conta com a Rádio Interativa FM e o Portal do Bispado), os voluntários já trabalham no lançamento de uma publicação digital para destacar as realizações da Igreja. A meta é que o material esteja disponível logo após as comemorações pelo 93º aniversário de criação da Diocese de São José do Rio Preto, em 25 de janeiro.
O coordenador diocesano de pastoral, padre Luiz Caputo, incentivou os três comunicadores e trabalhará, em comunhão com eles, para que as ações (em especial aquelas ligadas ao Sínodo dos Bispos 2021-2023) encontrem espaços favoráveis nos veículos de comunicação da Igreja e de fora dela.
Agenda
A partir de fevereiro, a coordenação da Pascom Diocesana dará início a um diagnóstico das realidades paroquiais e buscará se aproximar das lideranças das Comunidades para a plena efetivação das metas a serem estabelecidas de forma conjunta.
TEXTO
André Botelho
Jornalista/ Comissão
Diocesana de Pastoral
FOTOS
André Botelho
Uelinton Moraes