Pastoral Familiar realiza encontro e alinha ações para o encerramento do Ano da Família

19 de março de 2021. Naquela ocasião, além de comemorar o 5º aniversário da publicação da Exortação Apostólica “Amoris Laetitia”, a Igreja celebrava a abertura de um ano dedicado às famílias (mais uma inspiração bonita que brotou do coração do Papa Francisco). Agora, quase um ano depois, os fiéis, em todo o mundo, vivem a expectativa pelo encerramento desse período, no dia 26 de junho, em Roma, a partir do 10º Encontro Mundial das Famílias. Nessa realização, mais um sinal do Santo Padre: o Pontífice deseja que a programação seja descentralizada e aconteça, também, nas Dioceses.

Acerca desse ponto, em especial, o coordenador Diocesano de Pastoral, padre Luiz Caputo, incentivou os representantes da Pastoral Familiar a programarem ações para a Diocese de São José do Rio Preto. A fala do religioso se deu no último domingo, 30 de janeiro, na Paróquia Santa Terezinha. Acolhidos pelo padre José Aparecido Gonzaga, que é o assessor do grupo, os voluntários representavam quase na totalidade as Regiões Pastorais da Igreja Diocesana. “É na ação do Espírito que a Igreja vai caminhando”, disse o padre Caputo; lembrando que o Papa Francisco é o “homem da novidade”.

Os coordenadores da Pastoral Familiar, Benício e Maria Aparecida Oliveira, disseram que a reunião marcou a retomada dos trabalhos de forma presencial uma vez que, por conta da pandemia, as trocas de experiências se deram em ambiente virtual. Também acompanharam a formação o casal João e Jussara, representando o sub-regional da CNBB (RP 2); além dos coordenadores do Grupo de Defesa da Vida, para a Diocese e para o RP 2, Valdir e Adriana.

Incentivo

O padre Gonzaga, em sua fala, destacou o Plano Diocesano de Pastoral como uma importante referência para a formulação das propostas. O presbítero igualmente sublinhou a necessidade de manutenção dos trabalhos da Pastoral. “Muita coisa bonita (está por vir). Muita esperança”, partilhou o assessor ao confiar que o ano de 2022 será de muitas conquistas.

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Jornalista / Secretariado
Diocesano de Pastoral