“Pés a Caminho”: Diocesanos participam de experiência missionária na Amazônia

Em linha reta, São José do Rio Preto está quase 2300 quilômetros distante de Manaus. A informação, que só confirma as dimensões continentais do país, em nada desmotivou seminaristas e leigos da Região que participam da 1ª Experiência Vocacional Missionária Nacional. “Enviados pelo Espírito até os confins do mundo” e “Cristo aponta para a Amazônia” são, respectivamente, tema e lema da iniciativa que teve início no último dia 5 de janeiro na arquidiocese cuja sede está disposta na capital do estado do Amazonas.

 

“Pés a caminho”
O Conselho Missionário para Seminaristas (COMISE Nacional) é um dos promotores da ação que reúne cerca de 280 pessoas (entre leigos, estudantes de Teologia e Filosofia, religiosos, diáconos, padres e bispos) de 94 Dioceses. Segundo a CNBB, todos os 19 Regionais que fazem parte da Igreja do Brasil estão representados na Experiência que se insere no contexto do 3º Ano Vocacional em curso no país e que encontra sintonia nos apelos do Papa Francisco em prol da defesa da “Casa Comum”.

O seminarista da Diocese de São José do Rio Preto, Dhionen Tinarelli, considerando a cidade de Manaus e seus mais de 2 milhões de habitantes, disse ter verificado o contraste comum aos grandes centros urbanos que, desenvolvidos, enfrentam desafios como o aumento da população em situação de rua ou o tráfico de drogas. Nesse sentido, e para favorecer uma maior imersão à realidade amazônica (igualmente muito rica em sinais proféticos), um Congresso foi realizado para orientar os missionários enviados à Prelazia de Itacoatiara, à Diocese de Coari; além daqueles que permaneceram na Capital. “Estou hospedado na Paróquia Santo Antônio (Prelazia de Itacoatiara). Além da Matriz, existem outras 6 Comunidades”, disse.

Dhionen, em um processo de inculturação, “abandonou” a carne bovina, suína e de frango igualmente servida naquela Região para experimentar a culinária rica em peixes e baseada na variedade de alimentos nativos da floresta (como a semente de Pupunha, o Tucumã, o Cupuaçu e o Açaí). “O povo é muito acolhedor e com uma cultura muito rica. É surpreendente”, disse. “Quando se fala em missão, muitas vezes a gente pensa, e não está errado, na questão da evangelização. Na realidade de Manaus, eu pude compreender, que a evangelização acontece a partir do conhecimento de vidas, de histórias e de experiências. O Cristo que habita em São José do Rio Preto, o Cristo que habita em Roma é o mesmo Cristo que habita aqui. Então, muitas vezes a gente chega na ânsia de falar de Jesus e essas pessoas já tem uma vivência. Elas acabam nos ensinando que o que nós procuramos não é apresentar o Senhor, mas poder quebrar os paradigmas e os preconceitos que se tem sobre uma cidade e um povo. A maior evangelização é a compreensão de que a cultura do outro é tão importante quanto a nossa. Muitas vezes Jesus Cristo não precisa ser apresentado, mas respeitado”, sintetizou o seminarista.

 

Testemunho
Enviada para a área missionária São João Paulo II, na periferia de Manaus, Vitória Fernandes, da Paróquia São Vicente de Paulo, da Diocese de São José do Rio Preto, tem realizado visitas diárias a idosos e participado de momentos de oração organizados pelas lideranças locais. A leiga também faz parte da Juventude Missionária que, na Experiência, conta com 17 representantes de todo o país. “Conhecemos o senhor Pedro, primeiro cacique e fundador da tribo Kokama Karuara. Além de todo os ensinamentos ele nos convidou para saber sobre os seus costumes, vestimentas, sua língua nativa e a música”, disse a jovem que vai integrar o Secretariado Diocesano de Pastoral em 2023. Ainda segundo ela, o indígena relatou as dificuldades verificadas no processo de evangelização, a quase extinção de sua etnia e o processo de retomada das atividades da tribo. “O mais impressionante é que a sua fé na Igreja Católica não ficou abalada. E nós agimos ao contrário com quem tem pensamentos diferentes dos nossos”, completou Vitória ao partilhar a lição recebida.

A 1ª Experiência Vocacional Missionária Nacional “Pés a Caminho”, na Arquidiocese de Manaus, segue até 17 de janeiro. Além de Vitória e Dhionen, participam da iniciativa os seminaristas Matheus Silva (Diocese de Barretos), Eduardo Ribeiro (Diocese de Votuporanga), Vinícius Gambarini (Diocese de Catanduva) e o missionário Anderson Silva. “Aceitem a nossa simplicidade e hospitalidade que podemos oferecer”, partilhou o arcebispo local, Dom Leonardo Ulrich Steiner, O.F.M, primeiro Cardeal da Amazônia em publicação do COMISE Nacional. “Não tenho palavras para expressar essa experiência. Só tenho que agradecer a oportunidade que a Diocese de São José do Rio Preto me deu. Também o nosso bispo, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb. Que essa missão continue não somente aqui, mas pelo Brasil afora”, desejou o seminarista Dhionen Tinarelli.

TEXTO
André Botelho
Jornalista/ Assessor de Imprensa da
Diocese de São José do Rio Preto

FOTOS
Divulgação

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.