Província de Ribeirão Preto avalia caminhada e planeja ações para 2023

A Diocese de Votuporanga/SP sediou reunião da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto na quarta-feira, 9 de novembro. O bispo local, Dom Moacir Aparecido de Freitas, saudou os demais bispos, representantes dos presbíteros e coordenadores de pastoral das Igrejas Particulares que compõe os sub-regionais RP1 e RP2. “É uma alegria receber os irmãos no episcopado, padres e demais lideranças”, disse o anfitrião. Acolhida fraterna foi igualmente dedicada a Dom José Carlos Brandão Cabral em sua primeira reunião na Província. “Deus é bom. Estou feliz por retornar à região”, disse o epíscopo ao recordar sua atuação em Almenara, Minas Gerais, antes de ser transferido para São João da Boa Vista (onde tomou posse como 6º bispo diocesano no último dia 6 de novembro).

O arcebispo metropolitano, Dom Moacir Silva, encaminhou os trabalhos recordando a programação anual da Província, com dois encontros gerais e outro voltado aos formadores de Seminários. O epíscopo, na primeira etapa da reunião, propôs o resgate das discussões realizadas no encontro anterior, dia 16 de fevereiro, na cidade de Rifaina. O bispo de França, Dom Paulo Roberto Beloto, conduziu essa etapa dos trabalhos; bem como motivou o relato das experiências pastorais das Dioceses em 2022. O traço marcante dessa partilha foi a retomada das atividades (considerando a superação da pandemia). Os pilares da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil estiveram em destaque nas iniciativas de planejamento para o próximo ano. Experiências missionárias (com padres e seminaristas), atenção dedicada ao clero, formações oferecidas às lideranças leigas, fortalecimento de iniciativas sociais, vivência da 6ª Semana Social Brasileira e os resultados locais da fase da escuta do Sínodo dos Bispos foram alguns dos destaques. A vivência do Ano Vocacional (até novembro de 2023) aproximou as diversas realidades.

Os resultados da Assembleia das Igrejas Particulares, celebrada em Aparecida, também foram sublinhados à luz do fortalecimento das Comunidades Eclesiais Missionárias.

Sinodalidade
O bispo de Jales, Dom Reginaldo Andrietta, suscitou o resgate das atividades, contribuições e pistas angariadas durante a Visita Ad Limina Apostolorum. No grupo da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto também estiveram presentes representantes de Botucatu e Campinas. “A Curia Romana hoje é a Curia da Praedicate Evangelium; a serviço da Evangelização, dos Bispos e das Dioceses. Isso também é inspirador para as nossas Igrejas Particulares”, sintetizou Dom Moacir Silva. O bispo de São José do Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, sublinhou a graça da acolhida em lugar da burocracia. Uma síntese mais abrangente, a partir da edição de publicação específica, deverá ser apresentada pelo Regional Sul 1.

O Arcebispo de Ribeirão Preto comunicou a chegada de Documento Continental referente às contribuições das Conferências Episcopais no processo do Sínodo dos Bispos. Ações estão previstas, também para a realização nas Igrejas Particulares, no processo que se estenderá até 2024. “Eu me empolgo com a Sinodalidade da Igreja. Agora é olhar pra frente. É mais uma oportunidade de escuta e contribuição”, concluiu Dom Moacir.

Pastoral Presbiteral
Os representantes do segmento, nas diversas Dioceses, foram animados a um trabalho conjunto em prol das necessidades dos padres. “Na Visita Ad Limina houve a insistência por uma formação permanente do Clero”, recordou o bispo de Barretos, Dom Milton Kenan Junior. As lideranças da Província encaminharam a constituição de uma comissão liderada pelo bispo de Catanduva, Dom Valdir Mamede, que é o representante do RP2 para os assuntos ligados aos presbíteros. Padres presentes à reunião da Província aderiram à iniciativa.

Programação
A primeira atividade comum da Província de Ribeirão Preto, em 2023, será o encontro com a oportunidade da convivência fraterna entre os bispos. A reunião acontecerá entre 6 e 8 de fevereiro, na Diocese de São João da Boa Vista. Outras datas foram definidas em favor de um segundo encontro e de uma atividade com os formadores de seminários. “Será que não poderíamos trabalhar a dimensão eclesial nesse encontro?” Sugeriu o bispo de Jaboticabal, Dom Eduardo Pinheiro da Silva. A sugestão foi aceita pelos presentes e o tema da reunião foi definido: “Eclesiologia do Vaticano II e Diocesaneidade”. A Assembleia Geral da CNBB, do Regional Sul 1 e das Igrejas Particulares do Estado de São Paulo também foram sublinhadas na programação.

O arcebispo metropolitano de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, dirigiu a oração final conjugando a ação de graças pelos muitos trabalhos realizados, em Espírito Sinodal, no ano de 2022. “Agradeço à disposição de cada um em contribuir”, concluiu o epíscopo.

TEXTO | FOTOS
André Botelho
Assessoria de Comunicação
Diocese de São José do Rio Preto

 

 
Failed to get data. Error:
Invalid album ID.